Cidades

Há mais de 40 horas, após temporal, moradores de Adamantina estão sem água e energia elétrica

Diversos pontos da cidade estão sem água e energia elétrica desde a tarde de sexta-feira (1),

Por: Da Redação atualizado: 4 de outubro de 2021 | 15h27
Temporal foi na tarde de sexta-feira (1) em Adamantina (Foto: Ilca Bueno/Facebook). Temporal foi na tarde de sexta-feira (1) em Adamantina (Foto: Ilca Bueno/Facebook).

Há 45 horas, moradores de diversos bairros de Adamantina estão convivendo com falta de energia elétrica e água. A interrupção no fornecimento ocorre desde sexta-feira (1), após o temporal que atingiu a cidade e região, por volta das 14h.

A constatação sobre o desabastecimento foi verificada na manhã desde domingo (3), em uma postagem feita pelo SIGA MAIS às 9h no grupo Adamantina | Siga Mais. Duas horas depois, às 11h, já eram identificados mais de 100 relatos de falta total ou parcial de água ou luz, como também as duas situações, em diversos pontos da cidade.

Foram identificados até às 11h relatos de moradores dos bairros Vila Jamil de Lima, Parque do Sol, Residencial Aliança, Eco Ville1, Vila Jardim, Jardim Oriente, Jardim Bela Vista, Residencial Itália, Residencial Montagnoli, Vila Industrial, Jardim Adamantina e Parque Itaipus, onde há clientes residenciais e comerciais/empresariais. Foi identificada também uma reclamação envolvendo uma propriedade rural no Bairro do Pavão.

O que dizem as empresas

Desde sexta-feira, após o temporal, o SIGA MAIS tem divulgado as notas da concessionária de energia elétrica Energisa Sul-Sudeste e da Sabesp.

A mais recente manifestação da Energisa foi na noite deste sábado, em nota distribuída à imprensa às 20h45. Veja o comunicado:

“A Energisa Sul-Sudeste continua trabalhando intensamente para restabelecer a energia aos clientes afetados pelo vendaval na tarde desta sexta-feira (1). As equipes de Presidente Prudente e região receberam reforço de profissionais de outras regiões do Estado de São Paulo e também do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, sendo que parte chegou em voos fretados para auxiliar os trabalhos a fim de reparar, o mais rápido possível, os graves danos causados ao sistema elétrico.

Essas equipes estão em atendimento a ocorrências com trabalhos pesados como trocas de postes caídos, remoção de árvores sobre a rede elétrica, substituição de equipamentos danificados e regularização de cabos que foram rompidos pela queda de árvores, galhos e outros objetos que foram lançados sobre a rede elétrica com a força dos ventos.

Neste momento, devido à complexidade dos danos e intensidade dos trabalhos de reparos, há demandas descentralizadas de falta de energia em diferentes bairros e municípios da região. Até o início da noite deste sábado (2) haviam sido registradas mais de 2.500 ocorrências relacionadas ao vendaval. 

A Energisa Sul-Sudeste reforça que os trabalhos seguirão de forma ininterrupta ao longo desta noite, durante a madrugada e todo o domingo, diante do compromisso de trabalhar intensamente até que todos os clientes tenham a energia seja restabelecida”.

Já a Sabesp diz que a falta de água é consequência da falta de energia elétrica da operação de parte dos poços de captação de água para a cidade. Em nota no começo da tarde deste sábado (2), a empresa se manifestou sobre o problema. Veja:

“A Sabesp informa que a produção de água em Adamantina está prejudicada, devido à falta de energia elétrica que persiste em parte dos poços responsáveis pela captação de água para o município. É importante que a população faça uso racional da água até a completa recuperação dos sistemas de produção e abastecimento. A Sabesp tem informado a população por meio de mensagens de carro de som, WhatsApp e atendimento via central de atendimento, pelo 0800 0550195. Sabemos que o evento atípico de ontem (1/10) trouxe uma grande quantidade de poeira para dentro das casas, mas é preciso que todos usem a água sem desperdícios”.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Consumidor pode pedir eventual ressarcimento

O consumidor pode buscar seus direitos se ficar sem água ou energia elétrica por muitas horas, seja nas atividades domésticas, no trabalho ou estudos home-office, como também nas atividades em empresas. O desabastecimento prejudica necessidades essenciais do indivíduo, com higienização e alimentação, atinge moradores que são dependentes de energia elétrica para o funcionamento de equipamentos de suporte à vida, como também afeta os negócios, que podem ter perdas de produtos sob conservação refrigerada, e o impedimento ao trabalho.

De qualquer forma, havendo a suspensão no fornecimento do serviço, o consumidor tem o direito de pleitear reparação pelos eventuais prejuízos sofridos, e requerer o abatimento proporcional dos valores pagos indevidamente na conta ou o ressarcimento do que gastou para suprir a falta de água, além de perdas materiais, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

Onde reclamar

A orientação é fazer as reclamações, inicialmente, nos canais de atendimento das próprias empresas. No caso de Adamantina, os canais de atendimento da Energisa Sul-Sudeste são:

• Call Center: 0800 70 10 326 

• Site: www.energisa.com.br      

• WhatsApp (Gisa): (18) 99120-3365     

• Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store).

A unidade física de atendimento presencial da Energisa Sul-Sudeste em Adamantina fica na Alameda Armando de Salles Oliveira, 560, centro.

Já as queixas e denúncias sobre a empresa podem ser feitas na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A agência fiscalizadora disponibiliza orientações para o consumidor fazer suas reclamações. Veja aqui como proceder.

Na Sabesp, as reclamações do consumidor podem ser feitas pelo telefone 195 ou 0800 055 0195. As ligações são gratuitas. O cliente também pode acessar a Agência Virtual, pelo endereço https://agenciavirtual.sabesp.com.br. Porém, consultado na manhã deste domingo, o serviço informa estar indisponível no período de 1 a 13 de outubro, para mudanças na plataforma eletrônica. O atendimento, nesse espaço, será retomado no dia 14 de outubro.

A unidade de atendimento presencial da Sabesp, em Adamantina, fica na Avenida Deputado Cunha Bueno, 600, centro.

Já as reclamações sobre a atuação da Sabesp devem ser feitas junto à ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Sobre saneamento básico, o atendimento é feito pelo telefone 0800 771 68 83, como também pelo e-mail sau@arsesp.sp.gov.br e o formulário de atendimento no fale conosco. Veja aqui como acessar.

Ministério Público e Procon

O Ministério Público do Estado de São Paulo tem promotorias de justiça que atuam em temas ligados à defesa do consumidor. Em Adamantina o Ministério Público funciona no Fórum da cidade. Segundo divulga o site do órgão, os telefones são (18) 3521-5481, 3522-3568 e 3522-3676, com o endereço eletrônico de e-mail pjadamantina@mpsp.mp.br.

Já o Procon de Adamantina funciona no Ganha Tempo Municipal, à Avenida da Saudade, 1.072. Segundo informa o site da Prefeitura de Adamantina, o telefone o Procon Municipal é (18) 3522-1764, com o e-mail procon@adamantina.sp.gov.br.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais