Cidades

Grupo de Capoeira Estrela da Barra representa Adamantina em evento em Bauru

Mestre Sara palestrou no evento, que contou ainda com apresentações sobre a cultura afro-brasileira.

Por: Da Assessoria
Grupo de Capoeira Estrela da Barra, de Adamantina, participa de evento em Bauru (Imagens: Acervo Pessoal). Grupo de Capoeira Estrela da Barra, de Adamantina, participa de evento em Bauru (Imagens: Acervo Pessoal).

No dia 1° junho, foi realizado em Bauru, o primeiro encontro feminino de capoeira organizado pelo Grupo Axé do Quilombo, daquela cidade. No evento, a Mestra Sara Rocha ministrou palestra sobre a sua vivência na capoeira, falou da importância da mulher neste segmento cultural, das dificuldades encontradas por elas no dia a dia, muitas vezes, por conta do preconceito, mas ressaltou que a capoeira, diferentemente do que muitos pensam, acolhe a mulher com igualdade.

Mestra Sara, destacou ainda que foi homenageada em 2018, pelo Grupo Resistência da Farol da Barra, da cidade de São Paulo ( grupo coordenado pela professora Andreza Ribas),  por ser a primeira mulher a conseguir o título de Mestra de Capoeira da Técnica/Estilo Capitães da Areia, preenchendo todos os requisitos exigidos pelo criador dessa modalidade, Anandes das Areias. A Mestra Sara também disse que está sendo escrito um livro sobre a sua história, e que para isso a sua vida está sendo pesquisada pelo historiador Luiz Canê Minguê Guaianá.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Supermercado Godoy
Monalisa Adamantina
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Haddad
JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado

Mestra Sara ainda falou do trabalho desenvolvido pelo grupo Estrela da Barra, no qual participa de forma voluntária como supervisora. No projeto, as atividades são desenvolvidas pela professora Suelen Rocha, e têm como meta ajudar e incentivar as crianças e os adolescentes a praticarem esportes, integrando-os na sociedade e proporcionando a eles, através da filosofia da capoeira, uma vida melhor e mais saudável. A propósito, o referido projeto é desenvolvido em quatro bairros de Adamantina: Jardim Adamantina, Jardim Brasil, Jardim Bela Vista e Jardim Paulista, atendendo pessoas a partir dos dois anos de idade.

Durante o evento, além da palestra da Mestra Sara Rocha, aconteceram várias apresentações sobre a cultura afro-brasileira, como: samba de roda, roda de capoeira feminina e, encerrando as atividades, uma roda de capoeira geral.

Os integrantes do Grupo de Capoeira Estrela da Barra agradecem o prefeito Márcio Cardim pelo apoio que proporcionou a ida deles ao evento, e ao Grupo de Capoeira Axé do Quilombo de Bauru, pelo convite e pela recepção dada aos adamantinenses.  

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais