Cidades

Governo de SP anuncia fase de transição, com reabertura do comércio e celebrações religiosas

Fase de transição ocorre nas próximas duas semanas, com a reabertura gradual das atividades.

Por: Da Redação atualizado: 20 de abril de 2021 | 09h10
(Reprodução/Gov SP). (Reprodução/Gov SP).

O Governo Estadual fez no começo da tarde desta sexta-feira (16), em coletiva à imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, novos comunicados de atualização do Plano SP, e outras medidas de enfrentamento à Covid-19. O principal destaque foi o anúncio da fase de transição, que começa no domingo (18) e segue até o dia 30. A retomada será dividida em duas etapas, cada uma delas com duração de uma semana.

A nova fase inicia no próximo domingo (18) e está dividida em dois períodos. Na primeira semana, de 18 a 23 de abril, a flexibilização acontecerá para o setor do comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento permitido das 11h às 19h. Nesse período, também será permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

No período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança
  

A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias. 

(Reprodução/Gov SP).

Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, que presidiu a coletiva de imprensa, a medidas foram possíveis de serem tomadas em razão do recuo no número de casos e de ocupação hospitalar pela doença, como reflexo das medidas que vigoraram durante a fase emergencial e da fase vermelha, nas últimas semanas. “Podemos dar um passo adiante, com mais segurança”, disse.

As medidas mais rígidas de restrição da fase vermelha, o avanço na vacinação e a expansão de leitos hospitalares resultaram em decréscimo de 1,4% ao dia em novas internações e de 0,8% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

A nova atualização do Plano SP está prevista para ocorrer dia 1º de maio.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais