Cidades

Entusiasmo marca edição de retomada do JUNIFAI 2022

Corrida e Caminhada encerram 13ª edição do evento esportivo.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 11:40
Corrida e Caminhada encerram 13ª edição do evento esportivo (Foto: Priscila Caldeira). Corrida e Caminhada encerram 13ª edição do evento esportivo (Foto: Priscila Caldeira).

A vivacidade das torcidas, a dedicação e cooperação dos atletas e a alegria pela retomada marcaram a 13ª edição dos Jogos do Centro Universitário de Adamantina (XIII JUNIFAI), que ocorreu de 2 a 6 de maio, nas dependências do Câmpus III, e as provas de atletismo na área da Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina (ACREA). 

Participaram 13 delegações representando 16 cursos de graduação, além dos servidores docentes e técnico-administrativos da instituição. O encerramento do XIII JUNIFAI, dia 6, registrou a presença da comunidade na Corrida e Caminhada Noturna 5K, sendo considerada a marca do evento esportivo universitário.

Corrida e Caminhada encerram 13ª edição do evento esportivo (Foto: Priscila Caldeira).

“O JUNIFAI 2022 aconteceu de forma harmoniosa com alunos muito envolvidos, disciplinados, a torcida muito motivada e motivadora e uma integração linda entre alunos e entre os cursos. Foi realmente um momento de reviver atividades simples do cotidiano que foram deixadas de lado em tempos de pandemia”, avalia a pró-reitora de Extensão, Prof.ª Drª Liliana Martos Nicoletti Tóffoli.

Liliana destaca que na edição de retomada foi registrado o maior número de delegações participantes.

Comissão organizadora em noite de encerramento do XIII JUNIFAI (Foto: Priscila Caldeira).

“Tivemos 13 delegações representando os cursos. As barracas de venda de alimentos que ficaram por conta das comissões de formatura fizeram ótimas vendas. Os recursos para a comissão julgadora foram mínimos, o que mostra a licitude e a transparência em que os jogos foram realizados”, afirma. 

Foram disputadas as modalidades de Atletismo, Basquete, Futsal, Natação, Vôlei de Quadra, Dama, Jiu-Jítsu, Tênis de Mesa e Xadrez.

Alimentos arrecadados

A inscrição dos participantes da Corrida e Caminhada Noturna 5K foi validada por meio da doação de alimentos, que serão destinados ao Lar dos Velhos e Santa Casa local, entre os dias 16 e 20 próximos. 

Foram arrecadados 115 kg de alimentos entre arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, sal, açúcar e café, além de 44 rolos de papel higiênico e 100 litros de leite. 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Corrida e Caminhada Noturna 5K

Divididas nas modalidades: Caminhada Noturna, Corrida Noturna (Comunidade) e Corrida Noturna (Delegações UniFAI), a Corrida e Caminhada movimentaram a entrada do Câmpus II na noite da última sexta-feira, 6.

Os três primeiros colocados nas categorias feminina e masculina da Corrida Noturna (Comunidade) foram premiados ao final da prova de cinco quilômetros. Paula Mariana Spina Rodrigues obteve o primeiro lugar no pódio. 

Primeiras colocadas na categoria feminina (Foto: Priscila Caldeira).

Paula comentou sobre o tempo de treinamento e participações em edições anteriores do JUNIFAI: “Já faz 7 anos que eu corro. Dei uma pausa por conta da gestação. Mas foi minha primeira corrida depois de ganhar nenê há 9 meses. Participei de todas as demais edições. Por ser um evento esportivo da minha cidade, então, temos que privilegiar. É muito legal”. 

Na categoria masculina, Fernando Ramos, morador de Lucélia, foi o primeiro colocado. Ele havia participado da Corrida Noturna em 2018. Praticante do atletismo desde 2016, Fernando conta como ocorreram os treinos durante a pandemia. 

“A pandemia para mim foi bem diferente, porque sou bombeiro militar. Trabalhei o tempo todo e todos os dias tenho que treinar, desde quando ingressei na Polícia Militar. Fiquei isolado e corria nas minhas folgas aqui no interior, pois trabalho em Osasco, onde acabou sendo mais difícil encontrar lugar para o treino”, diz.

Primeiros colocados na categoria masculina (Foto: Priscila Caldeira).

Ele ressaltou a acessibilidade da inscrição no evento universitário. “Na região não costuma ter corridas, por isso, o JUNIFAI é a oportunidade de correr em casa por um custo acessível. Não é fácil praticar o atletismo, então, o incentivo que a UniFAI dá é bem importante”, relata.

O trajeto percorrido foi o mesmo da última edição do JUNIFAI, em 2019, com saída e chegada no Câmpus II, com um total de cinco quilômetros.

Na modalidade Corrida Noturna (Delegações UniFAI), a primeira colocada na categoria feminina foi Raissa Santos, do curso de Medicina. Na categoria masculina, Guinter Katayama da delegação de Psicologia/Biomedicina obteve o primeiro lugar no pódio. 

Os resultados de todas as modalidades estão disponíveis em unifai.com.br/junifai.

Premiação dos atletas  

A solenidade de premiação dos atletas do JUNIFAI 2022 está marcada para o dia 3 de junho, a partir das 20h30, no auditório Miguel Reale, em cerimônia conjunta com o pré-lançamento dos Congressos de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

 “No dia 3 de junho teremos a visita ilustre do astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Aproveitando o evento faremos a premiação do JUNIFAI no período noturno”, finaliza Liliana. 

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais