Cidades

Energisa usa helicóptero para auxiliar na localização dos estragos do temporal na rede elétrica

Aeronave sobrevoou principalmente as áreas rurais dos municípios mais afetados na região.

Por: Da Assessoria atualizado: 19:48
Ação permite visualizar pontos isolados da rede de distribuição com danos causados pelo temporal (Divulgação/Energisa). Ação permite visualizar pontos isolados da rede de distribuição com danos causados pelo temporal (Divulgação/Energisa).

A Energisa trabalhou ao longo desta terça-feira (26) para solucionar os problemas de falta de energia para clientes rurais e demandas individualizadas na região. A maior parte dessas ocorrências em andamento se encontra na área rural e a recomposição do sistema elétrico nessas localidades se torna ainda mais complexa devido à intensidade dos estragos provocados pelo temporal do último sábado. 

Para agilizar a identificação de pontos de reparos, postes caídos, árvores sobre a fiação e outros danos que comprometem o fornecimento da energia para propriedades rurais, a Energisa está utilizando um helicóptero que realiza inspeções aéreas da rede de energia e direciona, de maneira ainda mais assertiva, os trabalhos das equipes em terra. 

“Mantemos o compromisso de trabalhar ininterruptamente para restabelecer o fornecimento da energia o mais rápido possível. Infelizmente, muitos trechos são de difícil acesso e, em algumas situações, é necessário o deslocamento de maquinários pesados por longos trechos. Os ventos, que passaram de 80 km/h e os mais de 12 mil raios que atingiram a região, fizeram muitos estragos na rede elétrica. Identificar esses pontos específicos demanda tempo. Mas, com a tecnologia e apoio da aeronave, estamos conseguindo localizar e mensurar os estragos, favorecendo o direcionamento das equipes para os reparos”, explica Luiz Moreto Vicentin Junior, gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste. 

Publicidade

Cóz Jeans
Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética

Na região de Presidente Prudente, o helicóptero tripulado por equipe especializada sobrevoou, na tarde desta terça-feira, territórios rurais de Álvares Machado, Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Rancharia e Regente Feijó e adjacências. Além dessas localidades, a aeronave também percorreu municípios da região de Assis que são atendidos pela Energisa Sul-Sudeste e também sentiram os efeitos da tempestade do último fim de semana.  

Sobrevoo a áreas atingidas pelo temporal (Divulgação/Energisa).

“Para se ter uma ideia da gravidade do temporal, foram mais de 2 mil ocorrências e 85 mil clientes afetados nas regionais Oeste, que abrange 24 cidades da região de Presidente Prudente, e Centro, que incluem 27 municípios das regiões de Assis e Tupã. Foi mais uma situação climática atípica, pelo terceiro fim de semana consecutivo, que exigiu das nossas equipes empenho, comprometimento e estratégia para recompor o sistema elétrico com segurança”, ressalta Moreto.  

A expectativa da concessionária é que, com o reforço das equipes em campo e apoio das inspeções aéreas, essas ocorrências descentralizadas e individuais sejam solucionadas ao longo deste dia. 

Publicidade

Cóz Jeans
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais