Cidades

Energisa reúne empresas de telecomunicações; na pauta, segurança na disposição de cabos em postes

Encontro abordou questões técnicas e responsabilidades referentes à manutenção de cabos em postes.

Por: Da Redação atualizado: 16:42
Representantes de empresas de telefonia e internet que prestam serviços nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região participaram do encontro (Divulgação/Energisa). Representantes de empresas de telefonia e internet que prestam serviços nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região participaram do encontro (Divulgação/Energisa).

Representantes de empresas de telefonia e internet que prestam serviços nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região, participaram na última quinta-feira (1º) de um workshop na sede da empresa em Presidente Prudente.

Segundo a concessionária, o encontro teve como objetivo abordar a segurança, questões técnicas, responsabilidades referentes à manutenção de cabos de telefonia e internet, e o  e uso compartilhado das estruturas da rede de energia.  

Esse tema foi abordado pelo SIGA MAIS em uma reportagem publicada no dia 21 de setembro deste ano, sobre a existência de cabos e/ou fios soltos na via pública em Adamanina. Na ocasião a reportagem procurou representantes da concessionária Energisa Sul-Sudeste e de empresas de dados e telefonia que operam na cidade, como também a Prefeitura de Adamantina, que tem legislação municipal sobre o tema (relembre).  

Uma das situações, em Adamantina, mostradas pelo SIGA MAIS em setembro (Siga Mais/Foto em 25/08/2022).

Sobre o encontro da última quinta-feira, o coordenador de Projeto e Cadastro da Energisa Sul-Sudeste, Ricardo Caldeirão, explica que a iniciativa visa orientar, esclarecer dúvidas e direcionar as prestadoras de serviços de forma que o uso compartilhado das estruturas seja feito de acordo com as normas técnicas e regulamentadas, garantindo a segurança do sistema elétrico e da comunidade.  “As resoluções das agências de Telecomunicações [Anatel] e de Energia Elétrica [Aneel] trazem regras bem definidas sobre o uso compartilhado dos postes de energia. Infelizmente, há empresas que não observam essas medidas, colocando em risco a segurança da rede de energia e também da população”, alerta Ricardo.  

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Conforme a Concessionária, além de elaborar e aprovar um projeto técnico junto à distribuidora de energia antes de iniciar as atividades, as empresas de telecomunicações têm a responsabilidade de manter os cabos alinhados conforme os protocolos técnicas e de segurança, evitando cabos soltos ou muito baixos, bem como outras situações que representam um risco. “Estamos realizando esse workshop em todas as regionais onde atuamos, nos colocando à disposição das prestadoras de serviços de telecomunicações com orientações objetivas para que possam manter suas redes e equipamentos devidamente adequados”, acrescenta Ricardo.  

Encontro realizado com representantes das empresas de telefonia e dados (Divulgação/Energisa).

Juntamente a essa ação preventiva, a Energisa realiza um monitoramento periódico para identificar empresas que, sem aprovação técnica, oferecem serviços de telefonia ou internet de forma clandestina.  “Pela segurança de todos, a Energisa precisa intervir nessas situações. Mas, está à disposição para orientar as empresas no processo de regularização no que diz respeito ao uso mútuo das estruturas da rede elétrica”, finaliza Ricardo.  

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais