Cidades

Em dia quente, falta de energia elétrica desliga equipamentos e 6 mil frangos morrem em granja

Sem o sistema de ventilação mecânica, aves não suportaram as altas temperaturas.

Por: Da Redação atualizado: 1 de outubro de 2020 | 18h39
Sem equipamentos de ventilação, por falta de energia elétrica para ativar dispositivos, aves morreram em tarde de altas temperaturas, em granja de Adamantina (Foto: Siga Mais). Sem equipamentos de ventilação, por falta de energia elétrica para ativar dispositivos, aves morreram em tarde de altas temperaturas, em granja de Adamantina (Foto: Siga Mais).

A tarde desta quarta-feira (30), de altas temperaturas e com termômetros registrando 41,5°C, foi marcada, também, por prejuízos em uma propriedade rural de Adamantina localizada próxima à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (região do campus 2 da UniFAI).

 

Por volta do meio dia, por fatores externos, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido na região, o que impediu o funcionamento dos sistemas de ventilação mecânica e de dispersão de gotículas de água, no galpão de uma granja de frangos existente na propriedade.

 

Com os equipamentos sem poder funcionar, por falta de energia elétrica, o reflexo foi imediato, nas aves, que rapidamente começaram a sentir os efeitos da alta temperatura. Segundo os proprietários, a estimativa é que pelo menos seis mil frangos morreram em decorrência das altas temperaturas. As mortes representam 60% do total de aves do local, criadas para abate.

(Foto: Siga Mais). 

(Foto: Siga Mais). 

Os equipamentos são usados diariamente, na granja. Os proprietários até providenciaram um gerador, em caráter emergencial, mas não foi suficiente para garantir a sobrevivência de todo o plantel. Por volta das 16h as aves mortas começaram a ser retiradas do galpão, para a correta destinação.

Além do prejuízo com as aves, a propriedade também contabiliza a perda de 500 litros de leite, provenientes da ordenha realizada pela manhã, armazenados em tanque. Sem a energia elétrica, o resfriamento foi interrompido, o que impacta diretamente nas características do leite. 

(Foto: Siga Mais). 

(Foto: Siga Mais). 

Segundo os proprietários, se houvesse uma comunicação prévia sobre a interrupção no fornecimento de energia, seria possível antecipar o abate das aves, o que estava previsto para ocorrer no final desta semana. A concessionária se manifestou em nota (leia abaixo).

Os proprietários devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil. Eles também devem atuar junto à Energisa em busca de reparação pelos prejuízos.

Energisa emite nota

Sobre a falta de energia elétrica na propriedade, a Energisa emitiu a seguinte nota:

“A Energisa informa que a falta de energia que atingiu parte da área rural de Adamantina, atingindo cerca de 1.481 clientes, na tarde desta quarta-feira (30), às 12h25, foi ocasionada pela queda de vegetação sobre a rede elétrica de média tensão que abastece a cidade, provocando curto circuito na rede e interrupção do fornecimento.

Técnicos da empresa foram acionados e restabeleceram o fornecimento para 70% em cerca de 30 minutos. Após a realização da vistoria na rede elétrica, foram feitas manobras na rede elétrica que possibilitam o retorno gradual de energia para outra parte dos clientes.

Por conta da complexidade da ocorrência e para possibilitar o reestabelecimento do fornecimento com segurança, a empresa mobilizou o emprego de equipes especializadas que trabalharam no local da ocorrência, possibilitando a normalização do fornecimento para nove clientes restantes às 16h37.

A Energisa esclarece o ocorrido e conta com a compressão de todos os clientes afetados por essa ocorrência”(Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Dias devem continuar quentes e sem chuva

Os próximos dias devem continuar com altas temperaturas em Adamantina e região, em decorrência da onda de calor que atinge grande parte do Brasil. Os serviços de previsão do tempo Climatempo e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) projetam máximas de 43°C, para a cidade. Se a previsão se confirmar, o forte calor prossegue.

Segundo o Climatempo, para esta quinta-feira (1º) a previsão para Adamantina é de máxima de 43°C e mínima de 25°C. Para sexta-feira, está prevista a mesma máxima, de 43°C, e mínima de 26ºC. Para sábado, máxima prevista de 40°C e mínima de 24°C.

Já o Inmet prevê máxima de 42°C para quinta-feira, sexta-feira e sábado, com 28°C de mínima na quinta e sexta e mínima de 24°C no sábado.

Para o período também não há previsão de chuva. E a umidade relativa do ar pode atingir índices críticos, na casa dos 10%.

Nesta quarta-feira, a temperatura máxima, em Adamantina, aferida pela estação meteorológica automática do CIIAGRO, instalada na APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), localizada no bairro Estrada 14, foi de 41, 5°C.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais