Cidades

Direito da UniFAI realiza evento em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal

Solenidade revelou o ganhador da 2ª edição do Prêmio Constituição Cidadã.

Por: Priscila Caldeira | Colaborou: Profª Drª Fernanda Butarelo atualizado: 13:54
Solenidade revelou o ganhador da 2ª edição do Prêmio Constituição Cidadã, Yohan Karan Facco Dadamo (Foto: Flávio Lorejan) Solenidade revelou o ganhador da 2ª edição do Prêmio Constituição Cidadã, Yohan Karan Facco Dadamo (Foto: Flávio Lorejan)

Na última sexta-feira, 05, o curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou uma solenidade de comemoração aos 30 anos de vigência da Constituição Federal. O evento foi organizado pela Profª Drª Fernanda Stefani Butarelo, docente de Direito Constitucional, coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Constitucional e coordenadora de projetos de extensão da área de Humanas da UniFAI.
Ao final foi revelado o ganhador da 2ª edição do Prêmio Constituição Cidadã, instituída pelo reitor Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva para homenagear os 30 anos de vigência da Carta de 1988. O aluno do 8º termo do curso, Yohan Karan Facco Dadamo, venceu com o trabalho intitulado “Três décadas de Estado utópico de Direito: a culpa dos governantes”.
Na oportunidade, os advogados e ex-alunos da UniFAI Guilherme Pittarello e Alcio Roberto Ikeda Júnior discursaram sobre a Constituição da República.
O evento contou com a presença do coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Igor Terraz Pinto, do Presidente da Câmara Municipal de Adamantina, advogado e professor da UniFAI, Prof. Esp. Eduardo Fiorillo, da Profª Me. Mariângela Castro que é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso, demais representantes do corpo docente, alunos e convidados.
Os discentes que fazem parte do Grupo de Estudos de Direito Constitucional participaram diretamente da organização do evento, especialmente as alunas do 6º Termo, Dâmaris Mariá Rodrigues, Taila Danieli Ribeiro Lobo, Beatriz Andreotti Colato e Bianca Andreotti Colato.

Prêmio Constituição Cidadã

A 2ª edição do Prêmio Constituição Cidadã atribui como premiação R$ 4.000,00 em livros ao melhor artigo científico sobre um tema atual, cuja matéria tenha relação direta com a Constituição Federal.
Em 2008 houve a 1ª edição do Prêmio, sendo vencedor o então aluno Marcel Pangoni Guerra. Atualmente juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcel proferiu ao público sobre sua trajetória profissional, incentivando os alunos a persistirem na carreira jurídica escolhida.
“A identidade do vencedor foi revelada no evento, pois todos os participantes adotaram pseudônimos com o fim de assegurar a imparcialidade na escolha por parte dos membros do Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito da UniFAI”, explica a professora Fernanda.
Vencedor do Prêmio em 2018, Yohan Karan Facco Dadamo utilizou o pseudônimo “Sonhador Ziraldo” e fez uma importante reflexão sobre as promessas constitucionais e a realidade brasileira.
“Foram vários os participantes do Prêmio e todos os trabalhos merecem reconhecimento acadêmico, mas realmente o trabalho do Yohan se destacou pela coragem de tratar um tema bastante desafiador, bem como pela fundamentação jurídica e conexão com a realidade brasileira. Estou muito feliz com o entusiasmo dos alunos no estudo da Constituição Federal, acreditando que podemos ter um Brasil mais justo e igual e que a Lei Maior é um instrumento de luta democrática”, ressaltou a docente. 
O evento foi finalizado com a entrega do Certificado ao vencedor, cujo trabalho deverá ser publicado.

Publicidade

Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube