Cidades

Dia do DeMolay tem ato solene na Câmara Municipal

Capítulo DeMolay Adamantina celebra data com participação na sessão da Câmara Municipal.

Por: Da Redação atualizado: 21 de maro de 2019 | 16h21
Solenidade na Câmara Municipal marcou o Dia do DeMolay (Foto: Cedida). Solenidade na Câmara Municipal marcou o Dia do DeMolay (Foto: Cedida).

Na noite desta segunda-feira (18), integrantes do Capítulo Adamantina Nº 479 da Ordem DeMolay para o Brasil estiveram na Câmara Municipal de Adamantina, onde usaram do espaço da tribuna, já na abertura do trabalho legislativo, para marcar a celebração do Dia do DeMolay.

A data marca também o centenário de Fundação da Ordem DeMolay no mundo, quase 40 anos no Brasil e os 18 anos do Capítulo em Adamantina. A organização é voltada a jovens com idade de 12 a 21 anos. Em Adamantina, cerca de 180 jovens já fizeram parte do grupo. No mundo, mais de três milhões.

Data comemorativa ao Dia do Demolay foi oficializada em 2017 em Adamantina (Foto: Cedida).

No calendário local, foi instituído em 2017 o Dia do DeMolay, a partir e projeto proposto pelo vereador Eder Ruete, aprovado pelo legislativo adamantinense e sancionado pelo prefeito municipal, que se transformou na Lei Municipal Nº Nº 3.783, de 17 de outubro de 2017.

Assim, no ano passado, na primeira celebração da data local oficializada, os DeMolays estiveram na Câmara Municipal, quando também usaram da tribuna (reveja). Agora, retornaram e marcaram novamente a passagem da data. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Trabalho social e formação de valores

O primeiro a usar a tribuna foi o Mestre Conselheiro do Capítulo Adamantina Nº 479 da Ordem DeMolay, Yan de Oliveira Tenório. Ele é estudante universitário e cursa educação física no Centro Universitário de Adamantina UniFAI. “É com imensa satisfação que pela segunda vez consecutiva estamos presentes nesta casa para comemorar essa data tão importante para nós”, disse.

Yan destacou que o 18 de março é uma data importante para eles, dedicada à memória de Jacques DeMolay, último Grão Mestre dos Templários e patrono da Ordem, que morreu queimado vivo. “Ele nos inspira diariamente a lutar contra seus três assassinos: a ignorância, o fanatismo e a tirania”.

Mestre Conselheiro do Capítulo Adamantina, Yan de Oliveira Tenório (Foto: Siga Mais).

Sobre o trabalho local, o Mestre Conselheiro disse que o Capítulo Adamantina tem trabalhado continuamente pelos pela sociedade em geral. Ele destacou diversas parcerias, entre as quais com as Lojas Maçônicas que são patrocinadoras, Tiro de Guerra, Rede de Combate ao Câncer, Apae, Lions Clube, Rotary Club, Interact Club, Casa do Garoto, Santa Casa, dentre outras de cidades vizinhas. "São essas parcerias que fazem com que nosso Capítulo consiga promover diversas ações sociais ao longo de todo o ano, buscando sempre uma sociedade mais justa e igualitária”.

Yan revelou que o Capítulo local não trabalha somente com a faixa etária dos 12 aos 21 anos, idade na qual os jovens podem adentrar na Ordem. Há dois anos, trabalham também dedicados a crianças de 7 a 11 anos, que fazem parte da Ordem dos Escudeiros.

Ao final de sua fala, Yan fez agradecimentos. “Gostaria de agradecer mais uma vez pela oportunidade de estar aqui hoje representando os mais de 180 jovens que já passaram pelas fileiras do nosso Capítulo e tiveram as vidas transformadas pela Ordem DeMolay”, disse. “Agradecemos o reconhecimento de nossos vereadores, de todos os cidadãos de bem e aos nossos Tios Maçons que nesses 18 anos de trabalhos ininterruptos vem se dedicando à juventude adamantinense”, completa.

Da pedra bruta à jóia lapidada

A segunda participação na tribuna da Câmara Municipal foi do Mestre Conselheiro Regional da 11ª Região Administrativa do Estado, Jean Cardoso. Ele é estudante do curso de direito na UniFAI. "A Ordem trouxe luz para a vida de muitos jovens, sempre transformando aquele jovem que era uma pedra bruta, em uma jóia lapidada, pronta para ajudar a sociedade lutando contra todo e qualquer tipo de arrogância e tirania”, destacou. “A Ordem molda homens de bem, gentis e honestos, que trabalham cada minuto para tentar ser uma chama em meio a escuridão que atormenta nossa sociedade”, continuou.

Segundo Jean, esse processo de lapidação se dá em conta das sete virtudes cardeais que orientam, inspiram e dirigem os DeMolays: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. “Além do herói mártir Jacques DeMolay, que nos inspira por ter vivido tão nobremente, sendo um homem de bem e fiel a todos seus companheiros, preferindo a morte do que trair seus companheiros e princípios”, completou.

Jean destacou que os trabalhos da Ordem não se limitam a trabalhos filosóficos, o que também se dá no campo da filantropia.

Em Adamantina, além do trabalho de apoio e parceria com as instituições, promovem anualmente o programa que leva alunos de escolas públicas a uma viagem cultural à cidade de São Paulo. Na região, ele citou o quizz estudantil realizado em Presidente Venceslau, que premia ganhadores com o pagamento de taxa de inscrição em vestibulares.

Mestre Conselheiro Regional, Jean Cardoso (Foto: Siga Mais).

Entre outros trabalhos com a participação dos DeMolays, estão o Arrastão da Solidariedade, realizado no Brasil inteiro, onde já arrecadaram cerca de 200 toneladas de alimentos distribuídos a famílias carentes, e a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea em sintonia e parceria com o Hospital do Câncer de Barretos. Em ambas as situações, há também mobilização local.

Ao final, o Mestre Conselheiro Regional destacou outra devolutiva que a Ordem faz à sociedade. “Com a junção dos ensinamentos filosóficos e filantrópicos, a Ordem DeMolay devolve para a sociedade um jovem líder, preocupado com os problemas sociais que o rodeiam, desejando sanar esses problemas e ajudar a sociedade da melhor maneira possível”, disse.

Encerrando, fez seus agradecimentos. “Deixo meus sinceros agradecimentos a todos os parceiros do Capítulo Adamantina da Ordem DeMolay e principalmente à população adamantinense, que sempre acredita e apoia nosso trabalho”, finalizou Jean.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais