Cidades

Construtora recebe vereadores e garante qualidade nas obras de casas populares

Construtora afirma que obras de casas populares não estão 100% concluídas.

Por: Da Redação atualizado: 26 de janeiro de 2020 | 10h17
Obras das casas populares no Parque Itamarati, denominadas Adamantina O, estão em conformidade, garante a construtora (Foto: Siga Mais). Obras das casas populares no Parque Itamarati, denominadas Adamantina O, estão em conformidade, garante a construtora (Foto: Siga Mais).

Depois da divulgação de fotos sobre a estrutura das 45 casas populares em construção no Parque Itamarati, denominado Adamantina O, nesta quarta-feira (22), uma representante da ECG Engenharia recebeu um grupo de cinco vereadores na manhã desta quinta-feira (23), no próprio empreendimento, e detalhou sobre os questionamentos levantados pelo vereador Alcio Ikeda na publicação que fez em suas redes sociais, também repercutidas pelo Siga Mais (reveja).

Em sua publicação, o vereador disponibilizou as imagens e relatou pontos em aparente desconformidade, com possíveis vazamentos e infiltrações. A divulgação repercutiu na cidade e a empresa rapidamente se prontificou a receber os representantes do poder legislativo e apresentar seus esclarecimentos.

Vereadores Aguinaldo Galvão, Paulo Cervelheira, Alcio Ikeda, João Davoli e Acácio Rocha, no Parque Itamarati (Foto: Cedida).

Na manhã desta quinta-feira estiveram no empreendimento os vereadores Aguinaldo Galvão, João Davoli e Paulo Cervelheira, integrantes da Comissão Permanente de Obras, Serviços Púbicos e Meio Ambiente, e Acácio Rocha e Alcio Ikeda, da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação. Ambas as comissões estão previstas na estrutura do poder legislativo adamantinense.

No local, os vereadores e a representante da empresa percorreram as moradias e puderam constatar as edificações em estágio final de conclusão e as obras de infraestrutura urbana.

Em relação dos problemas divulgados, sobretudo em torno de vazamentos e infiltrações pontuais, esse quadro já havia identificado em alguns imóveis. Segundo a representante da construtora, são decorrentes de duas hipóteses, o que depende das características visualizadas: podem ter origem no dispositivo de aquecimento solar de água, em conexões na tubulação da rede de água e até mesmo em telhas porventura quebradas ou sem o devido encaixe.

Nessas duas hipóteses, segundo a representante da empresa, o problema só pode ser identificado com a ligação da rede de água, o que foi realizado recentemente pela Sabesp  para avaliar todo o sistema instalado. Foi detalhado que o procedimento faz parte da etapa de verificação dessas instalações, dentro de um amplo checklist que envolve itens como redes de água, torneiras, válvulas sanitárias, iluminação, funcionamento de portas e janelas, entre outros aspectos, o que permite corrigir eventuais falhas e promover as decidas correções  para a entrega dos imóveis em total conformidade.

Conjunto Adamantina O, no Parque Itamarati: obras praticamente concluídas (Foto: Siga Mais).

A representante da construtora destacou que os imóveis ainda não estão 100% concluídos, e somente depois de realizada toda essa etapa de verificação, e constatada a conformidade, é acionada a área de engenharia da Caixa Federal que faz a vistoria e declara o imóvel apto. Depois disso, há ainda a verificação final feita pelo futuro morador do imóvel. Ele terá 30 dias após receber as chaves para apontar eventuais problemas, que porventura serão reparados pela construtora.

Ainda, segundo a representante da empresa, não há qualquer problema estrutural que comprometa a qualidade da obra e a segurança das edificações, que seguem projeto de engenharia e padrões construtivos certificados.

A representante da empresa não tem qualquer informação sobre prazo de entrega das casas e sorteio das chaves aos moradores, o que depende exclusivamente dos trâmites da Caixa Federal.

Após a visita, o vereador Alcio Ikeda revelou que deverá relatar o caso à Caixa Federal, para que o órgão tenha ciência dos apontamentos. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

99 casas

Em Adamantina, são 99 casas em construção, cujo prazo de entrega já expirou. A última previsão dada pelo governo federal era de que as obras seriam finalizadas neste mês de janeiro, conforme publicou o Siga Mais em 10 de setembro do ano passado. O mês está quase terminando, sem qualquer nova previsão.

As 99 casas estão distribuídas em dois empreendimentos. No Adamantina N (Conjunto Mário Covas), são 54 casas em construção – praticamente concluídas – restando as obras de infraestrutura urbana, como asfalto, guia/sarjeta, calçadas e redes de água, esgoto e iluminação. Desde o final do ano passado estão sem qualquer evolução.

Obras no conjunto Adamantina N, no Mário Covas, estão mais atrasadas: falta asfalto, guias, sarjetas e as redes de água, esgoto e iluminação (Foto: Siga Mais).

Segundo a placa oficial existente no local, as obras foram iniciadas em 22 de maio de 2018 com previsão inicial de conclusão em 22 de agosto de 2019. O empreendimento tem valor total de R$ 5.374.962,90.

O segundo conjunto Adamantina O envolve a construção de 45 unidades, no Parque Itamarati. De acordo com a placa oficial no local, as obras foram iniciadas em 7 de fevereiro de 2018 com previsão inicial de conclusão em 7 de maio do ano passado, ao custo total de R$ 4.499.166,37. As obras de edificação dos imóveis e infraestrutura pública como asfalto, guia/sarjeta, calçadas e redes de água, esgoto e iluminação estão praticamente concluídas.

As 99 casas foram sorteadas em abril do ano passado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Adamantina e os contemplados têm suas documentações submetidas a análise pelo órgão. Ainda não há previsão de inauguração dos empreendimentos e entrega das casas.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais