Cidades

Comércio de Adamantina funciona no feriado municipal desta sexta (8), das 9h às 15h; entenda a data

Comércio abre dia 8 de dezembro, feriado municipal. Como compensação, não abre dia 2 de janeiro.

Por: Da Redação atualizado: 8 de dezembro de 2023 | 16h32
Avenida Rio Branco, centro de Adamantina (Arquivo/Siga Mais). Avenida Rio Branco, centro de Adamantina (Arquivo/Siga Mais).

Em Adamantina é feriado religioso municipal nesta sexta-feira, 8 de dezembro, Dia de Imaculada Conceição de Nossa Senhora. A data é comemorada pela liturgia católica.

Em razão do feriado municipal as repartições púbicas estarão fechadas neste dia, sendo mantidos apenas os serviços essenciais. Bancos também não funcionam: encerram o expediente na quinta-feira (7) e retornam na segunda-feira (11).

Já o comércio de Adamantina tem funcionamento em horário especial no dia do feriado municipal. Nesta sexta-feira, funciona das 9h às 15h. Em compensação à data, o comércio não abre dia 2 de janeiro. 

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Já os supermercados, nesta sexta-feira, funcionam dentro dos seus horários. A orientação é consultar os canais de atendimento e as redes sociais dessas empresas, já que cada supermercado define seus horários, dentro dos parâmetros autorizados pela legislação.

O 8 de dezembro está integrado ao calendário especial do mês, e visa aproveitar as oportunidades de vendas do fim de ano, em especial por estar no âmbito do quinto dia útil do mês, e tentar evitar no feriado a evasão de consumidores para outros centros regionais.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

O calendário especial de dezembro, para o comércio, é estabelecido em convenção coletiva entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. Em âmbito local o Sincomercio Alta Paulista realiza pesquisa prévia, junto ao comércio, para a definição do calendário deste mês.

Funcionamento noturno a partir da semana que vem

A partir de segunda-feira (11) o comércio de Adamantina inicia funcionamento noturno, o que vai ocorrer pelas duas semanas que antecedem o Natal. Veja o calendário completo para esse período especial para o comércio:

Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada no dia 8 de dezembro. “A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação: ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana”, explica o site da Arquidiocese de Manaus.

A Festa da Imaculada Conceição foi inscrita no Calendário Litúrgico da Igreja Católica em 1477, pelo Papa Sisto IV. “Quanto ao Dogma da Imaculada Conceição, isto é, Maria concebida sem pecado (por isso imaculada), este foi proclamado em 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX”, prossegue o site.

A fixação do feriado, nas cidades, ocorre por iniciativa dos municípios, em leis próprias. Em Adamantina já surgem sinalizações para tentar descaracterizar essa data, como feriado, sobretudo em razão da proximidade ao novo feriado estadual de 20 de novembro pelo Dia da Consciência Negra. Uma das sugestões seria desfazer o 8 de dezembro, como feriado, e tornar 2 de abril feriado municipal, que é a data oficial da instalação de Adamantina. O aniversário da cidade, hoje, é comemorado em 13 de junho, dia do Padroeiro Santo Antônio.

Uma eventual mudança deve ser precedida com amplo diálogo com os dirigentes católicos locais. Uma pesquisa local também pode medir o interesse do morador da cidade nesse tema.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais