Cidades

Cipa da Penitenciária de Pracinha realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Programação difundiu conhecimento, instrução e promoveu a qualidade de vida dos trabalhadores.

Por: Da Redação atualizado: 14:16
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na Penitenciária de Pracinha (Imagens: Divulgação). Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na Penitenciária de Pracinha (Imagens: Divulgação).

Foi realizada na Penitenciária de Pracinha, dias 24, 25 e 26 de setembro, a 12º Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). Segundo nota à imprensa, a iniciativa permitiu compartilhar conhecimentos, instrução, qualidade de vida e entretenimento. “O evento teve como objetivo principal demonstrar que não existe como pensar em uma vida plena, realizada e de sucesso, sem antes pensar e cuidar do seu maior patrimônio e empreendimento: o próprio indivíduo”, diz.

A Sipat foi promovida pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Penitenciária de Pracinha em conjunto com a diretoria, demais servidores da unidade, com o auxilio da EAP (Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”), do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) e parceria com Armazém Vitali-Adamantina, realizou atividades visando a saúde e a qualidade de vida do servidor.

(Imagem: Divulgação).

A atividade focou na pirâmide corpo, mente e espírito, formada por três pilares que se não estiverem em equilíbrio vão de alguma forma e em algum momento desmoronar. “Construir um prédio sem os pilares base é um caminho certo para o fracasso, mas mesmo assim, por algum motivo insistimos em buscar atalhos e fórmulas mágicas, em viver no piloto automático e deixar literalmente a vida nos levar”, explica a nota.

(Imagem: Divulgação).

Segundo avaliam os organizadores, a Sipat foi realizada como um momento de confraternização e uma proposta de pensar e investir no bem estar dos servidores da uidade. “Pudemos sentir que a missão foi cumprida e nos resta agradecer a presença de cada um que reservou um tempinho do seu dia de trabalho para dividir conosco os momentos de reflexão sobre saúde e bem estar. As atividades propostas contaram com públicos interessados e integrados aos temas desta edição”, destacam.  

Os integrantes da Cipa  agradecem também aos patrocinadores e colaboradores que ajudaram a viabilizar o evento. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy
Clínica Savi
Monalisa Adamantina

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Haddad
JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética

Atividades realizadas

Concomitantemente, setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. Em razão disso foi dado um destaque especial ao Setembro Amarelo, focando na campanha "Combater o estigma e salvar vidas". Segundo os oragnizadores, falar sobre suicídio de maneira produtiva é fundamental, sobretudo aos que possuem ideação suicida, e para que as pessoas próximas possam se informar e saibam como ajudar. O tema é delicado e ainda é alvo de diversos tabus, e quando não é debatido acaba por ficar imerso em preconceitos, o que diminui a busca por ajuda e aumenta o estigma para aqueles que sofrem.

No dia 24 de setemnbro a programação da Sipat teve a participação do agente de segurança penitenciára Danilo Rodrigues Reis, com a palestra "Relacionamento Interpessoal", uma maneira de demostrar a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto, onde elementos como empatia e respeito são fundamentais.

(Imagem: Divulgação).

Logo após foi realizada uma palestra com a nutricionista Luciana Lucianetti, com o tema “Depressão, ansiedade e alimentação: Qual a relação?”, demonstrando que a alimentação influencia muitos fatores no corpo, inclusive associados ao cérebro. Devido à correria do dia a dia muitas pessoas acabam se alimentando mal, e a palestra teve como objetivo conscientizar os servidores sobre a ingestão de nutrientes adequados permite melhores desempenhos no agir e pensar, com ganhos em qualidade de vida e ao convívo entre as pessoas.

Na mesma data a Sipat recebeu a psicóloga e professor da UniFAI, Evelyn Yamashita Biasi, com o tema “Sofrimento psíquico: causas e fatores de prevenção”, realizando palestra, dinâmicas e vivências relacionadas a um fator tão comum no ambiente de trabalho. Foi explanado pela palestrante sobre a importância de enternder que toda prática profissional é interdependente, onde cada pessoa necessita do outro para o exercício de um bom trabalho. “Quando a pessoa está adoecida, a convivência fica absolutamente prejudicada, assim como os resultados.

(Imagem: Divulgação).

Ainda no dia 24 a Sipat teve a participação da instrutora de yoga Lolita da Silva Pereira, falando sobre “Yoga - Um caminho para o autoconhecimento”, onde pôde demonstrar os benefícios físicos (como melhorar a postura e ter ganho de massa muscular) e emocionais (exercícios antiestresse, autoconhecimento e concentração).

No segundo dia de atividades, 25, a Sipat recebeu o padre Vanderlei Gomes de Mendonça (Dom Estevão), falando sobre a “Alegria de viver”, e finalizando o dia a programação recebeu a coach empresarial Adriana Moreira Cunha, falando sobre a “Arte De Ser Feliz”. Ambas as palestras demonstraram como cada indivíduo estrutura seus planos, pensamentos e ideias, em busca de satisfazer os propósitos traçados.

(Imagem: Divulgação).

Finalizando a Sipat, foi realizado mais um encontro do curso “Gestão da emoção”, ministrado pela enfermeira do CQVidass Rosemeire Maria de Andrade. O curso é disponibilizado pelo Instituto Augusto Cury, onde, através de técnicas simples, ajuda a identificar o mau uso da emoção e o gasto desnecessário de energia. O curso oferece ferramentas para trabalhar melhor as emoções e expandir as habilidades da inteligência emocional.

A Sipat teve ainda o auxílio dos membros do setor de saúde da unidade, que realizaram a triagem, para aferição de pressão e glicemia capilar, além de tirar dúvidas e orientar os servidores.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais