Central de Penas e Medidas Alternativas de Adamantina retoma encontro presencial com parceiros
Central faz acompanhamento e execução do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade.

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Adamantina retomou a realização do encontro presencial com instituições parceiras que recebem pessoas em alternativas penais, para cumprimento de penas e medidas alternativas. A unidade local integra a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, estrutura da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo.
O encontro que reabriu a agenda foi realizado na manhã última sexta-feira (15) no anfiteatro da biblioteca municipal de Adamantina. A atividade anterior, no formato presencial, foi realizada em agosto de 2019, depois suspensa em razão da pandemia. A retomada permitiu maior aproximação, intercâmbio e partilha entre a CPMA e os parceiros.
Na atividade os parceiros que recebem pessoas em alternativas penais apresentaram relatos sobre suas experiências e resultados, informações que puderam inspirar aqueles que ainda não atuam como parceiros, mas pretendem aderir ao programa. Já os profissionais da Central e da Coordenadoria puderam orientar e esclarecer dúvidas jurídicas e orientaram sobre procedimentos, instrumentais e rotinas de trabalho.
CPMA e parceiros no encontro realizado neste mês em Adamantina (Siga Mais).
Conforme o site da SAP, as Centrais, como a existente em Adamantina, são responsáveis pelo acompanhamento e execução do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), que encaminha apenados para diferentes instituições, onde cumprem a pena de acordo com a profissão, graduação, conhecimentos ou habilidade que já possuíam anteriormente.
As alternativas penais são penas restritivas de direito alternativas à privação de liberdade, que possuem caráter educativo e que traz benefícios à sociedade. Trata-se de medidas que são aplicadas à infratores que cometeram crimes de baixo potencial ofensivo, sem privá-los do convívio social.
Instituições interessadas em receber pessoas em alternativas penais podem procurar a CPMA de Adamantina, que fica na Avenida Rio Branco, 1431, Vila Industrial, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h. Contatos e informações (18) 3522-1200 e cpmaadamantina@sp.gov.br. No Estado de São Paulo são 92 Centrais de Penas e Medidas Alternativas.