Cidades

Calorão: Adamantina tem sexta-feira com 40,3 °C; alerta para o fim de semana traz risco de temporais

Para o fim de semana tempo deve mudar, segundo o Inmet. Defesa Civil estadual emitiu alerta.

Por: Da Redação atualizado: 19 de novembro de 2023 | 19h02
(Divulgação/Defesa Civil SP). (Divulgação/Defesa Civil SP).

Dois serviços de registro meteorológico instalados em Adamantina registraram temperaturas acima dos 40,°C nesta sexta-feira (17).

Pela estação meteorológica automática do CIIAGO, instalada na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), na Estrada 14, zona rural de Adamantina, entre 14h a 15h os termômetros marcaram 40,3 °C, com umidade relativa do ar em 29,2%.

Na janela seguinte, das 15h às 16h, a máxima foi de 40 °C, e umidade relativa do ar em 30,3%. Na terceira hora seguida, das 16h às 17h, os termômetros marcaram máxima de 39,9 °C e o mesmo índice anterior de umidade relativa do ar.

A maior máxima da semana em Adamantina, porém – conforme o mesmo serviço meteorológico – foi no domingo (13), com registro de 41,8 °C.

Já pela estação meteorológica automática instalada na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (Aeaanap), no centro da cidade, a máxima foi registrada às 15h50, de 40,05 ºC. Já o menor índice de umidade relativa do ar foi às 14h55, em 25,9%.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Virada no tempo no fim de semana

Para este fim de semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de chuva forte em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A partir desta sexta-feira (17), o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos), vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo é grande no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do País devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente (organizando um canal de umidade), padrão que, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário.

Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo – especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba –, sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.

O volume de chuva em 24h pode ficar em torno de 80 milímetros (mm) e, de forma pontual, passar de 100 mm nestas áreas.

Publicidade

D´Casa Delivey Adamantina

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa

Defesa Civil estadual emite alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta de tempestades e rajadas de vento intensas, na quarta-feira (15), com validade entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.

As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h.

Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. Baixada Santista, 120 mm. Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.

(Divulgação/Defesa Civil SP).

Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

Cuidado com as fakes news, busque sempre os canais oficiais da Defesa Civil por meio do @defesacivilsp e agora também pelo canal do WhatsApp, por meio deste link.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
Nova Foto e Ótica

Publicidade

Insta do Siga Mais