Cidades

Bunkyo Rural acontece nesta sexta e sábado em Adamantina

Evento discute tendências para o agronegócio na Nova Alta Paulista. Participação é gratuita.

Por: Da Redação atualizado: 28 de setembro de 2019 | 08h16
Fruticultura é uma das áreas que serão abordadas no Bunkyo Rural, nesta sexta e sábado, em Adamantina (Imagem: Pixabay). Fruticultura é uma das áreas que serão abordadas no Bunkyo Rural, nesta sexta e sábado, em Adamantina (Imagem: Pixabay).

Adamantina recebe nesta sexta-feira (27) e sábado (28) o 10º Bunkyo Rural. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e a Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina (Acrea), com parceiros institucionais e apoiadores, e acontece no Clube de Campo da Cooperativa Camda (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros - SP294 - km 602), com apoio da Prefeitura de Adamantina.

O tema do 10º Bunkyo Rural é "Tendências para o Agronegócio" e tem por objetivo aprofundar as discussões sobre as mudanças socioculturais e ambientais que afetam o sistema da produção e abastecimento agrícola no Brasil. Com palestras sobre temas atuais, o encontro pretende levar novas ideias que possam auxiliar o agricultor e os profissionais de áreas relacionadas (veja aqui a programação completa).

A abertura, nesta sexta-feira, a partir das 8h, terá a presença de autoridades locais, do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, do Cônsul Geral do Japão, Yasushi Noguchi, e do ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

(Imagem: Pixabay). 

O agronegócio na Nova Alta Paulista

A região da Alta Paulista, tradicional na produção agrícola familiar e com solo e clima propícios para variadas culturas, viu, nos últimos anos, perder seu espaço para a cana-de-açúcar, onde as grandes usinas acabaram arrendando uma boa área para essa monocultura.

Hoje, entretanto, com a crise no setor, várias usinas acabaram encerrando suas atividades, e as terras arrendadas voltaram para seus proprietários.

O que fazer com essa propriedade para ter o máximo de retorno utilizando os recursos disponíveis? É o que estarão explicando os palestrantes do Bunkyo Rural.

O ex-ministro Roberto Rodrigues estará falando sobre o cooperativismo e a agricultura familiar. Outros especialistas falarão sobre a cultura da soja na região, sobre a produção de bovinos, produção de pastagens, fruticultura tropical e produtos orgânicos, oferecendo uma variedade de culturais viáveis em Adamantina. Manejo do solo e produção de “bokashi” também estão entre os temas a serem tratados.

(Imagem: Pixabay). 

No segundo dia do evento, dia 28 à tarde, haverá o Dia de Campo, quando os participantes poderão optar entre a visita às instalações de confinamento de bovinos e processo IAFT da Camda, à produção de “bokashi”, à produção de mandioca e à produção de frutas.

Haverá também uma mostra paralela de equipamentos e produtos. O evento é gratuito, aberto a produtores, estudantes e demais interessados, e as vagas são limitadas. Informações e inscrição em Adamantina, com Gerson Haga (18-99792-1952) e Noriko Saito (18-99752-4699), e no site www.bunkyorural.com.br. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Acrea: história, mobilização e parcerias

A população de Adamantina foi formada pela chegada de várias etnias de imigrantes a partir de 1939, quando os loteamentos foram iniciados. Os japoneses foram um desses povos, e sua história não ficaria registrada se não fosse a doação de um lote de terreno pela família de Ithy Endo, em 1950.

O terreno permitiu a união dos imigrantes e seus filhos, através da prática de esportes, gincanas, e atividades sociais, e ali se formou oficialmente a Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina (Acrea), em 1959.

Além das atividades culturais, esportivas e de lazer oferecidas ao município, a Acrea se destaca por ser um elo de ligação da cidade com o governo do Japão e com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

Foi pelo trabalho da Acrea que o Lar dos Velhos recebeu R$ 216 mil para construção de dormitórios coletivos do projeto social do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em 2015.

Dois anos depois, a JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão enviou um voluntário, Taro Miyazaki, para prestar serviços por dois anos na área esportiva.

Em 2018, o engenheiro Willian Endo Borin, participou de intercâmbio na área de cooperação e geração de negócios na agricultura, através da CKC, outra entidade japonesa.

Este ano, a Acrea conseguiu trazer o seminário Bunkyo Rural para a cidade de Adamantina, em parceria com o Bunkyo, e o jovem César Fumio Yamamura estará viajando ao Japão através da JICA, para estudar a gestão de empreendimentos sociais através de organizações nikkeis.

Atualmente, a entidade é presidida pela professora Noriko Onishi Saito e pelo vice-presidente Yuske Miyamura. Conta com 160 famílias cadastradas, com um total de 600 associados em vários departamentos: karaokê, senhoras, dança de palco, dança de salão, beisebol, gateball e atletismo.

Graças à expansão cafeeira na região, já houve uma época em que os japoneses estavam em maior número e se dedicavam principalmente à agricultura, mas a Acrea não se esqueceu das 21 famílias de pioneiros que ainda moram na região, prestando uma justa homenagem dentro deste Bunkyo Rural.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais