Cidades

Assistência técnica gratuita Euroclima+ para produtores rurais provoca aumento de 25% na produção

Atualmente, 61 produtores tem sido atendidos.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina
Profissionais atuam dando assistência técnica nas culturas de hortaliças e frutas, oferecendo orientação na utilização da compostagem, irrigação, análise de solo, análise do pH da água, entre outras atividades dentro das propriedades (Da Assessoria). Profissionais atuam dando assistência técnica nas culturas de hortaliças e frutas, oferecendo orientação na utilização da compostagem, irrigação, análise de solo, análise do pH da água, entre outras atividades dentro das propriedades (Da Assessoria).

Desde 2019 está em execução em Adamantina o Projeto Euroclima+. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Adamantina, UniFAI e Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, no nome original em espanhol, composto por nove municípios da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central) integra um programa que tem como foco a produção resiliente de alimentos frente à mudança climática.

Atualmente, 61 produtores tem sido atendidos por uma engenheira agrônoma e um técnico agropecuário contratados pela Prefeitura de Adamantina com recursos provenientes da ação.

Os profissionais atuam dando assistência técnica nas culturas de hortaliças e frutas, oferecendo orientação na utilização da compostagem, irrigação, análise de solo, análise do pH da água, entre outras atividades dentro das propriedades.

Débora Simone Queiroz Cecílio, engenheira agrônoma, explica que a assistência técnica é importante para o pequeno agricultor, porque leva informações necessárias para um maior desenvolvimento.

“Com a nossa atuação, podemos auxiliar na melhoria das práticas agrícolas e nos processos que são executados dentro das propriedades como administração e comercial”, comenta.

Publicidade

Supermercado Godoy
Clínica Savi

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança

O coordenador do projeto pela Prefeitura de Adamantina, o engenheiro ambiental William Bachega conta que com o acompanhamento houve um crescimento de aproximadamente 25% na produção dos pequenos agricultores.

“Além disso, eles também tiveram redução em seus custos, porque recebem de forma gratuita o composto orgânico produzido no pátio de compostagem que temos”, afirma.

Ainda segundo Bachega, o composto orgânico entregue ainda traz melhoria aos processos químicos e físicos do solo, fazendo com o que o solo recupere seus teores de matéria orgânica.

EuroClima+ ainda oferece assistência técnica para os criadores bovinos levando orientação sobre manejo de pastagem e nutrição animal. 

“A importância desse serviço é orientar os pecuaristas a importância de um manejo adequado da pastagem para que tenha uma maior quantidade de carne e leite produzido por área”, explica o técnico em agropecuária Guilherme Bento Silva.

Conforme os profissionais, o feedback repassado durante a visita é positivo. 

“Eles contam com que tem maior facilidade para realizar as análises de solo e também está mais fácil o acesso a requerimentos ou informações a respeito de atividades realizadas na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e a procura pelo composto orgânico tem sido grande devido aos benefícios que ele traz as áreas onde o mesmo é utilizado”, finaliza Bachega.

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Insta do Siga Mais

Publicidade

Energisa