Cidades

Adamantinense Guilherme Barbosa é campeão paulista no lançamento do dardo

Atleta adamantinense Guilherme Barbosa compete por uma equipe de Tupã.

Por: Da Redação atualizado: 4 de outubro de 2022 | 13h22
O atleta Guilherme Barbosa, no centro do podium, campeão paulista no lançamento do dardo (Imagem: @chriscorreasports). O atleta Guilherme Barbosa, no centro do podium, campeão paulista no lançamento do dardo (Imagem: @chriscorreasports).

O adamantinense Guilherme Barbosa estreou no Campeonato Paulista de Atletismo Sub-16, no último fim de semana (24 e 25 de setembro),  com o pé direito, representando pela primeira vez uma equipe de São Paulo. Realizada pela Federação Paulista de Atletismo, a competição ocorreu no Swiss Park, Pista do CEAR, em Campinas.

O aluno do 9° ano da Escola Cristã de Ensino de Adamantina e que tem oficialmente o patrocínio da Unimed de Adamantina, desde 2019 pertencia à equipe Londrina Atletismo, no Paraná. Porém, no início de setembro, se transferiu para a equipe da Associação Assistencial Joana D´Arc (Casa do Garoto), de Tupã.

(Acervo Pessoal). 

A mudança foi tão positiva que Guilherme, logo na primeira competição com a nova equipe, se tornou campeão paulista no lançamento do dardo com a marca de 35,19m e vice campeão paulista no lançamento do disco, com os excelentes 48,69m, sua melhor marca da vida.

Com o resultado, Guilherme se credencia como uma das principais promessas para subir ao pódio no Campeonato Brasileiro Sub-16, que acontece de 14 a 16 de outubro em Timbó (SC), já que no lançamento do disco está neste momento em 3° lugar no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

(Imagem: @chriscorreasports). 

Sobre o Campeonato Paulista, Guilherme Barbosa diz que se sente muito feliz por estar registrado pela Federação Paulista de Atletismo, pois era difícil participar de eventos oficiais representando o Paraná, mas morando e vivendo em Adamantina. "Quando competia no Paulista, por ser atleta convidado, ao ficar entre os 3 melhores do evento, não recebia a premiação ou tinha a premiação em separado; com isto, mesmo sendo campeão paulista, não me sentia como parte desta grande competição. Nos campeonatos escolares estaduais e brasileiros, sempre me perguntavam porque não estava competindo pelo Paraná e aí tinha que explicar. Enfim, agora estou extremamente motivado por estar representando meu Estado e minha Escola Cristã de Adamantina. Tudo está completo", comemorou.

Atletismo em casa

O atleta Guilherme Barbosa é irmão da multicampeã Júlia Barbosa, que também compete nas mesmas provas de lançamento do disco e dardo, que possui dois títulos sul-americanos, 10 títulos brasileiros e 21 títulos estaduais.

Guilherme parece que vem trilhando o mesmo caminho de sua irmã, que mesmo aos 15 anos, completados recentemente no dia 30 de agosto, já conta com c títulos estaduais, somados entre a Federação Atletismo Paranaense (FAP) e a Federação Paulista de Atletismo (FPA), além de mais quatro títulos estaduais estudantis representando a Escola Cristã de Adamantina e a Unimed Adamantina.

(Imagem: @chriscorreasports). 

Carlos Barbosa, pai e treinador dos filhos Guilherme e Júlia, que recentemente fez parte da comissão técnica que comandou a Seleção Brasileira campeã do sul-americana Sub-18, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) em São Paulo, reforça o sentimento positivo do filho. "Foi muito bom ver o Gui em tão pouco tempo integrado totalmente com a equipe de Tupã, e ver todos os atletas, comissão técnica, o gestor Luís Alves e até mesmo nosso motorista Paulo Jassi na beira da pista torcendo e vibrando com os resultados. Esta situação é a certeza que além de ser bom atleta, também tem conduta ilibada, porque ninguém torce gratuitamente ao outro, se não te representa. Está sendo uma experiência incrível para toda a família Barbosa. Também estou muito feliz por ter o Guilherme representando São Paulo no próximo campeonato brasileiro Sub-16".

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

2022/2023 e parcerias

Sobre o futuro, a família Barbosa espera fechar a temporada 2022 agora no mês de outubro e iniciará os treinamentos de base para 2023, mantendo o mesmo foco, que desde 2015, aproveitam o período de férias escolares de final de ano, para aprimorarem a forma física e técnica, além de buscarem o reequilíbrio do estado mental.

(Imagem: @chriscorreasports). 

Caso o empresariado adamantinense e da região queira se juntar à Escola Cristã, Unimed Adamantina, Teacher Milena Mignossi e Prof. Felipe (professor de francês - @francaisavecfilipe), para contribuírem na educação, saúde, alimentação, aquisições de equipamentos de treinamentos e ou subsidiar viagens, traslados e estadias, basta entrar em contato com coachcarlao@gmail.com ou roselahr@hotmail.com, ou ainda pelo WhatsApp (18) 98120-8025 (Carlos Barbosa) ou (18) 98149-5099 (Rose Barbosa).

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais