Cidades

Adamantinense é o 2º do ranking brasileiro no lançamento do disco

Guilherme Barbosa chegou à vice-liderança do ranking da Confederação Brasileira de Atletismo.

Por: Everton Santos | Jornal Diário do Oeste atualizado: 16:53
Com o vice-campeonato da 4ª Copa Futuro Sub-16, disputado no início do mês, atleta que tem 14 anos, assumiu a 2ª colocação no ranking nacional (Cedida). Com o vice-campeonato da 4ª Copa Futuro Sub-16, disputado no início do mês, atleta que tem 14 anos, assumiu a 2ª colocação no ranking nacional (Cedida).

Guilherme Barbosa já é um dos talentos do atletismo nacional. No início de julho, o atleta, que desde 2019 defende o Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC/Londrina), conquistou o vice-campeonato da 4ª Copa Futuro Sub-16 (14 e 15 anos), organizada pela Federação Paulista de Atletismo (FPA).

Com o resultado, ele se tornou o 2º melhor atleta na prova do lançamento do disco, pelo ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Este resultado no ranking expressa o trabalho desenvolvido há 7 anos pelo pai, treinador e docente há 20 anos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o professor mestre Carlos Barbosa, que também treina a sua filha Júlia Barbosa, atleta multicampeã nas mesmas provas, que possui dois Títulos Sul-americanos, 10 títulos brasileiros e 19 títulos estaduais, além de ser a atual recordista brasileira do JEBs, paulista, paranaense e sul-mato-grossense.

Desde 2019 no IPEC/Londrina, uma das mais importantes equipes de atletismo do Brasil, que atua na formação de jovens atletas a mais de 20 anos, Guilherme também vem construindo uma história de sucesso no atletismo, já possuindo 7 títulos estaduais e, neste ano, vislumbra seu primeiro título brasileiro, competição que acontecerá de 14 à 16 de outubro em Timbó, cidade de Santa Catarina.

Trajetória

A trajetória - de muita luta e dedicação - da família Barbosa no atletismo, que tem como objetivo as Olimpíadas de Paris em 2024 e de Los Angeles em 2028, já é um case de sucesso e referência no atletismo da América Latina, depois da conquista inúmeros títulos estaduais, nacionais e internacionais.

(Cedida).

O ponto de partida foi a mudança para Adamantina, em 2017, quando Júlia e Guilherme Barbosa - filhos do professor Carlos Barbosa, que desde 2003 é docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), decidiram vivenciar o mesmo ambiente de infância e adolescência dos pais.

Dedicação

Ao longo das últimas oito temporadas, incluindo a atual, Guilherme vem sendo lapidado pelo pai e treinador, que é contundente: “a situação do Guilherme nas categorias de base (Sub-14 e Sub-16) para o Guilherme, tem sido muito difícil, pois nos primeiros anos de vida atlética, os meninos que nasceram no segundo semestre (Guilherme nasceu no mês de agosto), possuem grande atraso em relação aos que nasceram no mês de janeiro, fevereiro e março”, destaca.

(Cedida).

Com essa defasagem biológica, Carlos ressalta que, enquanto treinador, é preciso maior atenção, inclusive com uso de exames de imagem. “É muito comum os atletas nascidos no segundo semestre desistirem antes de chegarem a puberdade, pois a diferença entre um menino que nasceu no dia 1° de janeiro e outro que nasceu em 31 de dezembro é um ano de experiência motora e desenvolvimento fisiológico".

Ele destaca ainda que este fato não é uma prerrogativa apenas aos meninos, sua filha Júlia Barbosa, quando tinha 16 anos completos, foi diagnosticado em radiografia palmar, que estava com 13 anos e 4 meses de idade biológica. “Isto custou dois anos de treinamento com menor volume e intensidade, para resguardar tanto o esqueleto, como a musculatura, como também as questões emocionais”.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Apoio e projeção

Após tantos anos competindo em eventos estaduais, nacionais e internacionais, por meios próprios, finalmente a Família Barbosa firmou contrato oficialmente com a Unimed Adamantina. O patrocínio é 100% utilizado para compra de equipamentos de treinamento e competição, alimentação e suplementação, além de ser usado para abastecer o carro e pagar pedágios. “Sem dúvida alguma, se não fosse o investimento feito pela Unimed, maior cooperativa, não apenas do Brasil, mas do Mundo, certamente não teríamos conseguido competir em todas as competições em 2022”, reitera a atleta Júlia Barbosa.

(Cedida).

Carlos Barbosa ressalta que o esporte abre portas e entra positivamente nos lares do mundo inteiro, e ter empresas que apoiam jovens talentosos, compromissados e que possuem apelo positivo, é ter uma empresa com muito mais visibilidade.

Ele destaca que Júlia se formou no ensino médio na Escola Cristã, com bolsa atleta 100%, assim também é a situação do Guilherme, que está no 9° do ensino médio. “A visibilidade dentro deste eixo, esporte e educação deu tanto certo, que mais de 200 universidades americanas seguem e monitoram a Atleta Júlia, e possivelmente em 2023 seja bolsista em uma destas instituições de ensino superior, com tudo pago por eles”, afirma.

Projeto

Dentro do Projeto Olímpico 2024 (Paris) e 2028 (Los Angeles), a Família Barbosa sonha em conquistar novas parcerias, principalmente de supermercados da cidade, já que uma ótima alimentação é fundamental para que ambos os atletas consigam se desenvolver fisicamente, para igualarem às composições corporais de atletas americanos e europeus.

(Cedida).

Caso algum empresário queira associar o nome de sua Instituição aos atletas multicampeōes Júlia e Guilherme Barbosa, e colocar sua logomarca no uniforme oficial de competições, basta entrar em contato pelos números (18) 98120-8025 ou (18) 98149-5099. “Acreditamos verdadeiramente numa via de mão dupla, em que todos são beneficiados neste acordo”, finaliza o pai e treinador Carlos Barbosa.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais