Cidades

Adamantina recebe Circuito Sesc de Artes no dia 21 de agosto

Atração musical é a cantora Ana Cañas, que irá apresentar um show com canções de Belchior.

Por: Da Redação atualizado: 16 de agosto de 2022 | 19h07
Ana Cañas se apresenta em Adamantina no dia 21 de agosto, domingo (Divulgação). Ana Cañas se apresenta em Adamantina no dia 21 de agosto, domingo (Divulgação).

O Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio) divulgou a programação do Circuito Sesc de Artes, que volta ao formato totalmente presencial. Em 13 roteiros itinerantes, a programação vai passar por 118 cidades, no período de 12 a 28 de agosto, com cerca de 90 atividades gratuitas para todas as idades, estilos e gostos.

Adamantina vai receber o Circuito no dia 21 de agosto, domingo da próxima semana, no Parque dos Pioneiros. Na cidade a programação tem início às 16h, nas linguagens de artes visuais, circo, literatura, dança, teatro e música. A atração musical é a cantora Ana Cañas, que irá apresentar um show com canções de Belchior.

Em Adamantina a iniciativa tem apoio do Sincomercio Alta Paulista e Secretaria Municipal de Cultura. O Circuito Sesc de Artes ocorre no fim de semana seguinte à Virada SP, promovida pela Secretaria Estadual de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, com shows de Fafá de Belém, Odair José e outras atrações. A Virada SP acontece neste sábado (13) e domingo (14).

Veja a programação completa do Circuito Sesc de Artes, para Adamantina:

Música

Ana Cañas Canta Belchior

Com Ana Cañas (SP)

Vários sucessos de Belchior (1946-2017), como as músicas "Alucinação", "Sujeito de Sorte", “Coração Selvagem” e "Como Nossos Pais", fazem parte do setlist do show. A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que Ana Cañas faz na obra do cantor e compositor cearense.

Circo

Esquadrão Bombelhaço

Com Circo Teatro Palombar (SP)

Baseado em desenhos animados, o espetáculo sem falas acompanha um batalhão de bombeiros-palhaços que tenta apagar um incêndio utilizando técnicas de acrobacias e malabarismos. O Circo Teatro Palombar também fará uma vivência de comicidade física, com quedas, tombos e tropeções, além de um cortejo antes da apresentação.

Artes visuais e tecnologia

Rotoscopia Analógica

Com Giroscópio Filmes (SP)

A oficina ensina a rotoscopia, técnica de animação em que, numa mesa de luz, os participantes redesenham trechos capturados de filmes. À medida em que cada quadro é finalizado e fotografado, ele é acrescentado a uma timeline que, aos poucos, se transforma em uma animação.

Dança

Desbunde Geral

Com Coletivo Desvelo (SP)

Na performance, os artistas são acompanhados por uma musicalidade ritmada que gera em seus corpos possibilidades de diálogo com a rua e com o seu entorno. A partir da permanência da vida de corpos e identidades dissidentes, o grupo transita entre as resistências afro-referenciadas, o brilho e o orgulho LGBTQIA+ e a Era de Aquário.

Literatura

Telhado de Histórias

Com Grupo Raconto (SP)

Em uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, as crianças são estimuladas à leitura pelos mediadores do Grupo Raconto. Elas conhecem diferentes histórias e refletem sobre elas, trocando impressões depois da leitura, além de explorarem o inusitado espaço.  

Teatro

A cruzada dos corações puros (Ou quem inventou a guerra?)

Com Cia. Variante (SP)

Um grupo de crianças faz uma expedição para encontrar o autor de “A História Mundial”, que narra acontecimentos marcantes da humanidade. No caminho, os pequenos expõem sentimentos e peculiaridades. A peça é inspirada no poema “A Cruzada das Crianças”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Retomada, vínculos e mobilização

Conforme o Sesc São Paulo, a retomada da programação presencial do Circuito, pelas cidades, reafirma o compromisso e vínculos da instituição com as comunidades. “Mesmo diante das adversidades apresentadas pela pandemia da Covid-19, Sesc e municipalidades encontraram meios de conservar seus vínculos, ainda que à distância, por modelos e ações virtuais. Agora, de volta ao presencial, seguem a afirmar o comprometimento do empresariado em fomentar o desenvolvimento econômico, fortalecendo comunidades e instâncias produtivas na construção de cenários prósperos e dignos”, afirma o presidente do Conselho Regional do Sesc São Paulo, Abram Szajman.

A itinerância do Circuito Sesc de Artes traz impacto para o ambiente das artes, seus profissionais e as comunidades. “Com programações gratuitas e para diferentes idades, neste ano o projeto envolve mais de 500 profissionais das artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e do teatro, em formatos variados como oficinas, vivências, intervenções, mediações de leitura, shows, espetáculos e ciclos de formação. Ao ocupar lugares públicos com tais atividades, reforça a perspectiva do desenvolvimento humano e a dimensão socioeducativa que a cultura possui, além de sua capacidade de gerar renda a profissionais das mais diversas áreas e ofícios”, narra o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. “O Circuito Sesc de Artes tem o privilégio de acompanhar a trajetória de nossa sociedade promovendo a cultura de modo a ampliar nossas experiências cotidianas e inspirar a aventura humana”, ressalta.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais