Cidades

Ações do Setembro Amarelo alcançam diversos públicos em Adamantina

Ampla programação discutiu ações de promoção à vida com diferentes públicos, em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 27 de setembro de 2019 | 07h19
Abertura oficial da programação, na Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto: Milton Ura/No Click com o Senhor). Abertura oficial da programação, na Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto: Milton Ura/No Click com o Senhor).

As ações que acontecem durante este mês, a partir de parcerias entre o Poder Judiciário do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Prefeitura de Adamantina, Centro Universitário UniFAI e Ânima Consultoria, na programação Setembro Amarelo, alcançam diversos públicos.

A cada ano os organizadores se deparam com o desafio de apresentar uma proposta diferente, na perspectiva de alcançar toda a comunidade nas suas dúvidas existenciais.

Neste ano um dos principais desafios foi instrumentalizar famílias e educadores para lidar positivamente com questões que desencadeiam doenças mentais em crianças e adolescentes e que, constantemente, os desfechos levam à aquisição de vícios, hábitos negativos, vazio existencial, comportamento agressivo, inabilidade social, isolamento emocional e suicídio.

Assim, as atividades do Setembro Amarelo foram anunciadas dia 23 de maio, em uma cerimônia realizada no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Adamantina.

A programação foi aberta oficialmente no feriado de 7 de setembro e durante todo este mês têm dialogado com crianças, jovens, adultos, famílias e diversos profissionais, em Adamantina, com o desafio de propagar conhecimento, lançar sementes com novas ideias e informações sobre o assunto e construir atuações inovadoras”.

A programação se encerra dia 30, com uma ação voltada a professores da rede pública de ensino de Mariápolis.

Ampla mobilização

A abertura oficial no dia 7 de setembro foi na Igreja Matriz de Santo Antônio, com a juíza Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara da Comarca local, entusiasta e principal articuladora da iniciativa, seguida da palestra “Suicídio infanto-juvenil: uma epidemia mundial”, com a médica psiquiatra Dra. Sheila Cavalcante Caetano. O evento de lançamento oficial teve ainda com uma benção especial proferida pelo pároco, padre Rui Rodrigues da Silva. Na véspera (6), houve um pré-lançamento da programação no auditório do campus 2 da UniFAI, onde a Dra Sheila Cavalcante Caetano expôs sobre o tema “Suicídio: avaliação e Intervenção”, dirigida a profissionais da área.

Abertura oficial da programação, na Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto: Milton Ura/No Click com o Senhor). 

Palestra no auditório do campus 2 da UniFAI (Foto: Milton Ura/No Click com o Senhor). 

Foram realizadas desde maio, atividades em sala de aula, em escolas do ensino fundamental de Adamantina, dentro do processo de construção e criação do 3º Concurso de Desenhos e Frases, cuja premiação ocorreu dia 10 de setembro, em um evento com a participação dos estudantes, educadores, familiares e autoridades, também realizado no Salão do Júri, no Fórum local.

Entrega da premiação do concurso de frases e cartazes (Cedida).

Secretário de Educação na entrega da premiação do concurso de frases e cartazes (Cedida).

Calendário com frases e cartazes dos estudantes (Cedida).

Medalha, na premiação do concurso de frases e cartazes (Cedida).

Outro destaque da programação do Setembro Amarelo, neste ano, foi a roda de conversa, com o propósito de instrumentalizar as pessoas através da reflexão ativa e mediada. No próprio Fórum a atividade recebeu o nome "Valorização da Vida" e aconteceu com pequenos grupos de funcionários. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Depois foi levada à Instituição Solidária "Carlos Pegoraro" (Casa do Garoto), com o tema "Vida: sonhos", dirigida a todo o grupo de colaboradores que trabalham no local, com o objetivo de aparelhar emocionalmente os adultos que atuam diretamente na formação de crianças e adolescentes.

Roda de conversa na Instituição Solidária Carlos Pegoraro (Cedida).

Roda de conversa na Instituição Solidária Carlos Pegoraro (Cedida).

E acontecem também as rodas de conversa nas Escolas Estaduais Durvalino Grion e Fleurides Cavallini Menechino, para alunos do ensino fundamental II, com o tema “Sexualidade e adolescência”. Elas ocorreram nos dias 13, 20 e há mais uma programada para o dia 27 de setembro. As rodas de conversa, nas escolas, são conduzidas pela médica Luciana Martos Grion Valente. A iniciativa quer estimular a construção saudável das emoções e sentimentos, na adolescência. O projeto está na sua primeira edição.

E no dia 30 os mobilizadores do Setembro Amarelo estarão em Mariápolis falando com os professores da rede pública de ensino, em um workshop sobre teorias de aprendizagem na prática escolar e possibilidades de transformação cognitiva.

Abordagem especial a policiais e agentes penitenciários

A programação do Setembro Amarelo teve uma abordagem também dedica aos policiais (militares, civis) e aos agentes de segurança penitenciária, dais 9, 11 e 13, com ações desenvolvidas especialmente para esse público.

Palestra no Fórum, para policiais e agentes penitenciários (Cedida).

Palestra no Fórum, para policiais e agentes penitenciários (Cedida).

No dia 9, às 19h, a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione realizou uma palestra aos policiais e agentes penitenciários no Salão do Júrio do Fórum de Adamantina, com a abordagem "Saúde mental: doença e tratamentos".

No dia 11 foi a vez da psicóloga Denise Alves Freire, que realizou a oficina "Projeto de vida", na sede da 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior (1ª Cia do 25º BPM/I), em Adamantina, das 8h às 11h, dirigida somente ao efetivo da corporação.

Oficina interna para policiais militares (Cedida).

Oficina interna para policiais militares (Cedida).

Depois, no dia 13, às 10h, aconteceu na sede da 2ª Cia do 25º BPM/I a palestra "Prevenção ao suicídio", também dirigida ao público interno, com o sargento PM Barros.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais