Tecnologia

Usando o Google de maneira eficiente, parte 1

Dicas práticas (e fáceis) de como usar o Google de maneira mais eficiente.

Carlos Schults Colunista
Carlos Schults
Usando o Google de maneira eficiente, parte 1

É praticamente impossível imaginar a vida sem o Google. Lançado em 1998, o buscador rapidamente se consolidou como líder de mercado. Graças ao seu inovador algoritmo PageRank, os resultados de busca do Google apresentavam velocidade e qualidade muito superior a dos concorrentes. Não demorou muito para que o Google desbancasse o Altavista, até então o buscador mais usado. Mais de vinte anos depois, o Google ainda reina absoluto, apesar da existência de concorrentes competentes.

O Google é parte importante da “vida digital” da maioria das pessoas que usam computadores ou smartphones. Sendo assim, é essencial saber utilizá-lo da forma mais eficiente possível, de modo a tirar o máximo de benefícios do serviço. É exatamente isso que trago no artigo de hoje: dicas práticas (e fáceis) de como usar o Google de maneira mais eficiente.

Pesquisando no Google “Like a Pro”

Vamos iniciar com dicas de como buscar no Google de maneira mais eficiente, já que é exatamente para esse fim que a maioria das pessoas usam o serviço, na maior parte do tempo. (O Google vai muito além de buscas; vamos abordar isso na segunda parte do artigo.)

Pesquisando Por Uma Expressão Exata

Quando você pesquisa por uma frase, o Google retorna resultados que contém cada uma das palavras usadas. Mas digamos que você precisa de resultados que contenham exatamente a frase que você está procurando. Como fazer isso?

Simples. Use aspas em torno do conteúdo. Então, ao invés de procurar por Adamantina surge altaneira, por exemplo, procure por “Adamantina surge altaneira” para ter resultados mais precisos.

A imagem a seguir mostra alguns resultados após procurar a expressão sem aspas:

A próxima imagem mostra resultados obtidos procurando pela expressão com as aspas:

Tenha em mente que, ao utilizar as aspas, você poderá obter um menor número de resultados (inclusive zero, caso seja uma expressão que ninguém nunca publicou online, ou você tenha se confundido ou cometido algum erro com as palavras.)

Procurando conteúdo em redes sociais

Você também pode usar o Google para buscar certos tipos de informação em redes sociais. Por exemplo, se você souber um nome de usuário, você consegue facilmente ter acesso a perfis com aquele nome:

Pesquisar por hashtags também traz resultados das principais redes sociais:

Excluindo um termo da busca

Às vezes é útil excluir uma palavra da sua busca. Por exemplo, digamos que você queira pesquisar sobre a fruta manga, mas não quer nenhum resultado referente à parte das camisas também chamada de manga. Nesse caso, é possível excluir quaisquer palavras indesejadas dos resultados usando o hífen (-).

Pesquisando por qualquer uma das palavras

De vez em quando a gente precisa de resultados que contenham uma palavra ou outra, mas não as duas. Para fazer isso no Google, basta utilizar OR entre os termos da busca. Exemplo:

Pizzaria OR Lanchonete

Filtrando Por Data

O Google permite filtrar os resultados da pesquisa por datas específicas. Por exemplo, digamos que você quer buscar por receitas com bacon. Porém, você quer receitas novas, que foram publicadas esse ano. Você pode fazer isso usando o parâmetro after, seguido pela data, em formato YYYY-MM-DD. Exemplo:

Dessa forma, apenas páginas publicadas após 1 de Janeiro de 2020 serão retornadas na pesquisa. De maneira similar, você pode utilizar before para obter resultados antes de uma certa data. Você também pode usar os dois parâmetros juntos, para obter resultados publicados dentro do período especificado.

Busca reversa de imagens

Para terminar as dicas referentes à pesquisa, vamos abordar uma funcionalidade muito útil, porém relativamente desconhecida: a busca reversa de imagens.

Todo mundo sabe que o Google tem a função de pesquisa por imagens. Você pode digitar “cachorro” e receberá muitas imagens desse animal. O que muita gente não sabe é que o contrário também é possível. Você pode enviar uma imagem ao Google e pesquisar por imagens semelhantes a partir dela.

Para fazer isso, primeiro visite a página de busca por imagens. Clique no ícone da câmera fotográfica, como na imagem abaixo:

Você verá a seguinte tela:

Aqui, você tem duas opções: colar o URL (link) de uma imagem, ou clicar na aba “Envie uma imagem”, e então procurar por uma imagem em seu computador.

Existe ainda uma terceira opção, mais fácil, e o próprio Google já nos deu a dica. Podemos simplesmente arrastar uma imagem diretamente do computador para esta janela, conforme o exemplo abaixo:

Este é o resultado obtido:

O Google não apenas identificou o tamanho da nossa imagem. Ele também:

- ofereceu a opção de encontrar a mesma imagem em outros tamanhos;

- identificou uma pesquisa possivelmente relacionada que pessoas fazem;

- também nos mostrou imagens que são visualmente semelhantes à que procuramos.

Por hoje é só. Na semana que vem voltamos com a segunda parte do artigo, na qual você verá que o Google vai muito além das buscas. Obrigado pela leitura e até lá!

Carlos Shcults. Consultor em tecnologia da informação, desenvolvedor e autor técnico. E-mail: carlos.schults@gmail.com.

Publicidade

Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais