Tecnologia

Trabalhando em home-office? Veja esta lista de 3 ferramentas para aumentar sua produtividade

Todas as ferramentas podem ser usadas gratuitamente. Planos pagos oferecem mais funcionalidades.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
Trabalhando em home-office? Veja esta lista de 3 ferramentas para aumentar sua produtividade

O artigo de hoje será rápido, porém útil. Trago uma lista com algumas ferramentas de produtividade que podem facilitar e muito a vida de quem trabalha em home-office, seja por causa da pandemia ou não.

Eu utilizo as ferramentas da lista há quase uma década. Todas as ferramentas listadas podem ser usadas de maneira gratuita, porém todas elas possuem planos pagos que trazem mais funcionalidades.

Sem mais delongas, fique com minha lista de ferramentas indispensáveis para a sua produtividade.

Evernote

Eu não poderia começar a lista por outra ferramenta que não o Evernote. Eu utilizo esse serviço/aplicativo desde meados de 2010/2011, e ele se tornou indispensável para a organização da minha vida profissional e pessoal.

Para quem não conhece, o Evernote é um programa para criar e armazenar notas pessoais. Falando dessa forma, parece que não tem nada demais, mas o Evernote vai muito além de simples notas de texto.

Através de extensões para os navegadores mais populares, o Evernote permite que você capture e armazene páginas da web completas. As notas podem ter anexos em diversos formatos: pdf, Word, imagens, arquivos de áudio, e muitos outros.

Outro ponto forte do Evernote é seu incrível sistema de busca. É possível buscar por texto contido no título da nota, bem como em seu conteúdo. Você consegue adicionar tags às notas e depois usar essas tags para filtrar. O Evernote também conta com um avançado sistema de reconhecimento de caracteres (OCR.) Você pode, por exemplo, tirar uma foto de um documento, cartão de visita ou qualquer coisa que tenha algo escrito e adicionar a foto à uma nota. Posteriormente, você pode fazer uma busca pelo texto contido na foto e o Evernote vai retornar a nota correta!

Para computadores, o Evernote está disponível para Windows, Mac OS X. Não há versão para o Linux, mas existe a versão web, que você pode acessar usando qualquer navegador, em qualquer sistema operacional.

Para dispositivos móveis, o Evernote está disponível para Android e iOS.

O Evernote está disponível em três planos: o plano básico (gratuito), o plano premium (R$9,00 mensais) e o plano business, voltado para empresas, que custa 24 reais mensais por usuário.

Links:

• Site oficial: https://evernote.com

• Link Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evernote

• Link App Store:  https://apps.apple.com/br/app/evernote/id281796108

Remember The Milk

Outra ferramenta indispensável para a minha organização pessoal é o aplicativo Remember The Milk, que é o meu gerenciador de tarefas.

Em resumo, o RTM permite que você crie e gerencie listas de tarefas. Assim como no caso do Evernote, a descrição mais simples não faz parecer grande coisa. Por isso, vamos dar mais detalhes.

Usando esse aplicativo, você consegue adicionar diversas informações úteis às tarefas, como:

Tempo estimado para realização

Prazo

Repetição (exemplo: repetir todo dia, toda semana, todo mês, ou nunca)

Prioridade

Também é possível ordenar e classificar as tarefas por uma variedade de critérios. O RTM também conta com um sistema chamado listas inteligentes (ou Smart Lists, no original em inglês.) Com as listas inteligentes, você pode criar listas de tarefas dinâmicas de acordo com buscas feitas por vários critérios.

Nos computadores, o Remember The Milk está disponível para Windows, Mac e (pasmem) Linux. Nos celulares e tablets, Android e iOS são suportados, bem como o BlackBerry10 (o que é uma surpresa para mim, honestamente.) Também há a versão web, que pode ser acessada usando seu navegador preferido.

O RTM tem uma versão gratuita, que pode ser usada sem restrições, e uma versão paga, chamada Pro. Mas prepare o bolso, que o preço é salgado: são 39 dólares anuais.

Links:

• Site oficial: https://www.rememberthemilk.com

• Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rememberthemilk.MobileRTM

• App Store: https://apps.apple.com/app/remember-the-milk/id293561396

Pocket

O Pocket é uma ferramenta que surgiu há muitos anos como uma extensão para o navegador Firefox, com o nome de Read It Later. Depois de algum tempo, o serviço foi rebatizado para Pocket e cresceu, após receber investimento. 

E o que é o Pocket exatamente?

É um serviço muito simples que permite que você salve links de páginas web para ler depois.

Muitas pessoas usam os favoritos do navegador para esse mesmo fim, mas essa não é uma boa ideia, por várias razões. A principal delas é que os favoritos não servem para isso: eles servem para que ajudar você a encontrar mais rapidamente os sites que você acessa com frequência.

Já o Pocket tem uma outra finalidade: guardar páginas para você ler depois. É possível que os links guardados sejam de sites que você jamais irá visitar novamente depois de ler o artigo.

O Pocket permite que você adicione tags aos links salvos, para encontrá-los mais facilmente. Você pode marcar páginas como favoritas para salvá-las de maneira permanente.

O aplicativo conta com uma versão gratuita. Por 4,99 dólares mensais ou 44,99 dólares anuais você pode assinar a versão premium, que conta com mais recursos.

O Pocket está disponível como extensão para todos os navegadores mais populares, e como um serviço na web. Para dispositivos móveis, há versões para Android, e iOS.

Links:

• Site oficial: https://getpocket.com/

• Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ideashower.readitlater.pro&hl=pt-BR

• App Store: https://apps.apple.com/br/app/pocket/id309601447

Conclusão

Neste artigo eu compartilhei três ferramentas que são essenciais na minha organização pessoal. Eu utilizo as três há quase uma década e sem dúvida elas facilitaram (e facilitam) minha vida pessoal e profissional.

Caso o preço das versões pagas tenha te assustado, não se preocupe. A versão gratuita dos serviços é suficiente para a maioria das pessoas. Eu mesmo só uso a versão paga do Evernote. Quanto ao RTM e ao Pocket, não acredito que as versões pagas compensam no meu caso.

Na próxima semana, trarei mais dicas de ferramentas para vocês. Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais