Tecnologia

Pesquisando no Gmail de forma eficiente

Especialista ensina usar a pesquisa do Gmail para obter melhores resultados, de uma forma rápida e prática.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto por Solen Feyissa em Unsplash) (Foto por Solen Feyissa em Unsplash)

Tendo em vista que o Gmail é o serviço de e-mail do Google, não é de se espantar que ele tenha uma funcionalidade de busca bastante poderosa. Porém, muitas pessoas não fazem uso dessas capacidades justamente por não as conhecer.

No artigo de hoje, faço uma pequena contribuição para solucionarmos esse problema, compartilhando dicas de como usar a pesquisa do Gmail para obter os resultados que você precisa, de uma forma rápida e prática.

Pesquisando e-mails de um remetente

É bastante comum precisarmos encontrar os e-mails de um remetente específico. Quando você sabe exatamente o endereço da pessoa, é fácil buscar pelos e-mails correspondentes. Basta usar o operador from, seguido de dois-pontos (:) e o endereço desejado. Por exemplo:

from:carlos@carlosschults.net

E se você não lembrar do endereço completo? Por exemplo, você pode lembrar que o meu primeiro nome é Carlos, porém não se lembrar do restante do endereço. E aí?

Neste caso, você poderia pesquisar simplesmente assim:

from:carlos

E o Gmail iria retornar os e-mails recebidos de todos os remetentes que começam com “carlos”, independentemente do que vem depois.

Pesquisando e-mails com anexos

Talvez você não se lembre de nenhuma parte do endereço do remetente, mas se recorda que o e-mail tinha um anexo. Neste caso, basta fazer a seguinte pesquisa:

has:attachments

Dessa forma, o Gmail vai retornar todos os e-mails com um ou mais anexos.

Pesquisando anexos por nome ou extensão

Se você se lembra do nome exato do arquivo anexo, poderá fazer uma pesquisa mais completa. Basta usar o formato filename:arquivo.extensão. Exemplo:

filename:fatura.pdf

Porém, eu diria que é raro lembrarmos exatamente do nome de um arquivo recebido em anexo. A situação mais comum é lembrarmos apenas do tipo do arquivo. Neste caso, podemos usar o mesmo operador, omitindo o nome do arquivo  e deixando apenas a extensão. Nos exemplos a seguir, estamos pesquisando por e-mails contendo anexos em pdf, documentos do Word e apresentações do Power Point, respectivamente:

filename:pdf

filename:docx

filename:pptx

Pesquisando e-mails para um destinatário

Da mesma forma que é possível usar o operador from para encontrar e-mails de um remetente específico, você pode usar o to para encontrar e-mails enviados para um destinatário específico. O formato é o mesmo. Exemplo:

to:contato@sigamais.com

No exemplo acima, estou buscando por todos os e-mails enviados para o e-mail do Portal Siga Mais.

Pesquisando e-mails por datas

Podemos usar os operadores before (antes) e after (depois) para encontrarmos mensagens enviadas dentro de um intervalo de tempo específico. Basta usar o operador, seguido da data. Por exemplo, para buscarmos mensagens enviadas a partir do mês de fevereiro, usaríamos isso:

after:31/01/2021

E se eu quisesse e-mails enviados antes do último Natal? Fácil:

before:25/12/2020

Naturalmente, podemos combinar os dois operadores para encontrar mensagens dentro de um período. Por exemplo, para recuperar mensagens enviadas do início do ano até a data de hoje, podemos pesquisar assim:

after:31/12/2020 before:19/02/2021

Combinando tudo

Todos os operadores de busca que nós vimos até agora podem ser usados em conjunto, trazendo resultados bastante específicos. Por exemplo, que tal procurar por mensagens enviadas para o e-mail contato@sigamais.com, no período de 1 de janeiro até 18 de fevereiro, contendo anexos em formato documento do Word? É assim que faríamos:

before:19/02/2021 after:31/12/2020 filename:docx to:contato@sigamais.com

Conclusão

No artigo anterior, eu ensinei uma dica simples, porém poderosa no Gmail. Como prometido, o artigo de hoje continuou no mesmo tema: dicas para um uso mais eficiente no e-mail. Mais especificamente, compartilhei dicas de como usar a pesquisa no Gmail de maneira mais avançada.

Os operadores de busca que mostrei nesse artigo são apenas alguns dos muitos que o Gmail coloca à nossa disposição. Veja aqui a lista completa dos operadores disponíveis.

Uma das formas mais interessantes e práticas de se usar os operadores de busca é a criação de filtros. Criando filtros no Gmail, você pode automatizar a categorização de e-mails, deixar a sua caixa de entrada mais limpa, e tornar o seu uso do e-mail muito mais simples e eficiente. É isso que abordaremos no próximo artigo.

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais
Cinema