Tecnologia

Novidade no WhatsApp: aplicativo lança botão Comprar

Lista de funcionalidades do WhatsApp Business cresceu: clientes poderão comprar sem sair do aplicativo.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto por Marcos Paulo Prado no site Unsplash) (Foto por Marcos Paulo Prado no site Unsplash)

O WhatsApp é assunto recorrente aqui na coluna, e não é por menos. O aplicativo, lançado em 2009 e adquirido pelo Facebook em 2014 caiu nas graças dos brasileiros e é hoje, sem dúvidas, o modo de comunicação padrão no nosso país.

Estima se que 99% dos celulares no país tenham o WhatsApp instalado. Então, não é de se espantar que a empresa de Mark Zuckerberg queira tirar vantagem dessa tremenda popularidade. E uma das maneiras que o Facebook procura fazer isso é por meio da inclusão de novas funcionalidades úteis no aplicativo. Um exemplo disso é o WhatsApp Pay, a funcionalidade que permitiria a usuários do WhatsApp enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. A funcionalidade foi anunciada em junho, mas o Banco Central do Brasil barrou a iniciativa, embora há indícios de que a decisão pode ser revertida em breve.

O artigo de hoje é sobre mais uma novidade anunciada pelo WhatsApp para a versão business: o botão de compras.

WhatsApp Business: o que é?

O que é exatamente o WhatsApp Business? Como o nome sugere, ele é a versão comercial do aplicativo de mensagens amado pelos brasileiros. E por que essa versão existe?

O que muita gente não sabe é que os termos de serviços do WhatsApp proíbem o uso comercial do aplicativo. É, você não pode (ou ao menos não deveria) usar a sua conta pessoal do WhatsApp para divulgar ou vender seus produtos ou serviços.

É por essa razão que o WhatsApp Business foi lançado. Voltado especificamente para donos de negócios, essa versão do aplicativo contém muitas funcionalidades a mais: respostas automáticas, disponibilização de catálogos ou menus, e muito mais.

Como já falamos, em breve a lista de funcionalidades do WhatsApp Business recentemente cresceu: clientes terão possibilidade de não apenas ver os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, mas também comprar sem sair do aplicativo.

Comprando pelo WhatsApp: Como vai funcionar?

O twitter oficial em inglês do WhatsApp publicou antes de ontem, dia 10, um post no qual revela que os usuários do WhatsApp agora contam com o botão shopping, que permite acessar o catálogo de produtos oferecidos pelas empresas.

(Reprodução).

O WhatsApp também divulgou um vídeo, em inglês, detalhando o funcionamento da nova feature do ponto de vista do vendedor, que usará a versão Business do aplicativo para disponibilizar seu catálogo:

Conclusão

O WhatsApp é provavelmente o aplicativo mais popular no Brasil, e um dos mais populares no mundo todo. Para capitalizar em cima do tremendo sucesso do mensageiro instantâneo, o Facebook (empresa dona do aplicativo) vem trabalhando para adicionar novas e úteis funcionalidades ao aplicativo. Como exemplo podemos citar a funcionalidade de pagamento por meio do aplicativo, que atualmente encontra-se ainda suspensa pelo BC.

Nesse artigo, falamos sobre o novo botão “Comprar” no WhatsApp Business, que pode oferecer mais possibilidades aos negócios e mais comodidade aos clientes.

Vale lembrar que, justamente por ser tão utilizado, o WhatsApp é bastante visado por pessoas mal intencionadas, que podem se utilizar de táticas para obter contas de terceiros. Já publicamos aqui na coluna dois artigos com orientações para evitar a chamada “clonagem” de WhatsApp. É altamente recomendável que você leia os artigos, principalmente o primeiro, que ensina como se proteger do golpe por meio da autenticação em dois fatores. Aqui estão os links:

Clonagem de WhatsApp? Saiba como se proteger.

Meu WhatsApp Foi “Clonado”: E agora?

Busque conhecimento, proteja suas contas, e use o WhatsApp de maneira efetiva e segura. Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais
Cinema