Tecnologia

Mulheres que fizeram história na tecnologia

Conheça algumas mulheres que deram contribuições inestimáveis para a tecnologia.

Carlos Schults Colunista
Carlos Schults
Mulheres que fizeram história na tecnologia

No último domingo, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Em lembrança da data, no artigo de hoje vamos conhecer a história de algumas mulheres que deram contribuições inestimáveis para a tecnologia.

Ada Lovelace (1815 – 1852)

Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa. Ela ficou conhecida por suas contribuições para a Máquina Analítica proposta por Charles Babbage. A Máquina Analítica foi o primeiro projeto de computador mecânico de propósito geral, porém nunca chegou a ser construído devido a conflitos entre Charles Babbage e o engenheiro chefe do projeto, e problemas de financiamento.

Ada Lovelace foi a primeira pessoa que reconheceu o potencial da Máquina Analítica em ser usada para qualquer tipo de computação, e não apenas cálculos. Ela também publicou o primeiro algoritmo para a máquina, o que a fez ser considerada a primeira programadora da história.

Grace Hopper (1906 – 1992)

Grace Hopper foi uma cientista da computação e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos. Ela é uma das pioneiras no desenvolvimento de linguagens de programações modernas, tendo criado um dos primeiros ligadores, que são uma peça fundamental para a transformação de código fonte escrito por programadores em linguagem de máquina que computadores conseguem compreender e executar.

O trabalho de Grace Hopper ajudou a popularizar duas ideias que formam fundamentais para o desenvolvimento de linguagens de programação como as conhecemos hoje. A primeira é a de que era possível desenvolver uma linguagem de programação em linguagem natural (ou seja, um idioma que seres humanos falam.) A segunda ideia é o desenvolvimento de linguagens de programação que não fossem voltadas para computadores específicos, como era feito até então.

Suas ideias levaram ao desenvolvimento de COBOL, uma das primeiras linguagens de programação em alto-nível, e que está em uso até hoje. COBOL foi baseada em uma linguagem anterior chamada FLOW-MATIC , criada por Hopper. Ela serviu de consultora técnica para o comitê que desenvolveu a linguagem, que incluía vários de seus ex-funcionários. Grace Hopper então desenvolveu software de validação e um compilador para o COBOL, o que permitiu que a linguagem fosse utilizada por toda a Marinha.

Radia Perlman (1951)

Radia Perlman é uma programadora e engenheira de redes americana. Ela é a inventora do protocolo STP (Spanning Tree Protocol), no que é parte essencial do funcionamento de redes de computadores e, portanto, da internet.

Perlman também é considerada uma pioneira no ensino de programação para crianças. Ela desenvolveu uma linguagem de programação voltada para crianças chamada TORTIS, que por sua vez era baseada na linguagem educacional LOGO. Durante sua pesquisa nos anos de 1974 a 1976, Radia ensinou crianças a programarem um robô educacional chamado Turtle, sendo que as crianças mais novas não tinham sequer quatro anos de idade.

Irmã Mary Kenneth Keller (1913 – 1985)

Mary Kenneth Keller foi uma irmã religiosa da Igreja Católica, educadora e pioneira da Ciência da Computação. Ela foi a primeira mulher a receber um doutorado em Ciência da Computação.

Keller fez seus votos como religiosa na congregação das Irmãs da Caridade da Abençoada Virgem Maria em 1940, tendo se formado em Ciência com ênfase em Matemática três anos depois.

Em 1953, ela conquistou o mestrado em Matemática e Física. Em 1965, ela recebeu o título de Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Wisconsin-Madison. O título de sua tese era "Inferência indutiva dos modelos gerados pelo computador."

A Irmã era uma apoiadora da participação de mulheres na computação e do uso de computadores para fins educacionais.

Margaret Hamilton (1936)

Margaret Hamilton é uma cientista da computação, engenheira de sistemas e empresária. Ela dirigiu a Divisão de Engenharia de Software do Laboratório de Instrumentação do MIT, que desenvolveu o software para o controle de voo do programa Apollo da NASA.

Hamilton é uma das pessoas que cuinhou o termo "Engenharia de Software." Em 2016, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama concedeu a ela a Medalha Presidencial da Liberdade em reconhecimento pelo seu trabalho no desenvolvimento do software para as missões Apollo.

Carlos Shcults. Consultor em tecnologia da informação, desenvolvedor e autor técnico. E-mail: carlos.schults@gmail.com.

Publicidade

Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais