Tecnologia

Mais atalhos de teclado no Windows

Atalhos úteis podem facilitar a maneira com que você interage com o computador.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto por Olena Sergienko em Unsplash). (Foto por Olena Sergienko em Unsplash).

No artigo anterior, eu mostrei vários atalhos de teclado úteis que podem aumentar sua produtividade no Windows.

Como mencionei naquele artigo, o número de atalhos existente é enorme. É pouco provável que você consiga decorar todos. A boa notícia é que você não precisa saber todos os atalhos existentes. Dominando apenas os atalhos mais usados no dia a dia, você já consegue ter um aumento expressivo na sua produtividade.

No artigo de hoje eu continuo com as dicas, trazendo mais atalhos úteis para facilitar a maneira com que você interage com o computador. As dicas que apresentarei no artigo de hoje têm uma coisa em comum: todas elas utilizam a tecla Control (Ctrl.) Vamos lá!

Copiar (Ctrl + C)

Este é provavelmente o atalho de teclado mais conhecido de todos: Ctrl + C. E faz sentido: é extremamente comum precisarmos copiar um trecho de texto para copiar em outro lugar, ou copiar um arquivo para que ele seja duplicado em outra pasta em nosso computador.

É claro que é possível clicarmos com o botão direito do mouse e então escolhermos a opção “Copiar” no meu de contexto que aparece, porém é muito mais fácil simplesmente apertarmos a tecla Ctrl e a tecla C (de copy, ou “copiar”) juntas.

Colar (Ctrl + V)

Quando você copia algo—seja utilizando o atalho Ctrl + C, seja pelo uso do mouse—a informação copiada fica armazenada na memória, em um “local” conhecido como área de transferência. Porém, enquanto não conseguirmos mover essa informação para o lugar que queremos, ela não tem muita serventia para nós, certo?

É por isso que, na maioria das vezes, logo após copiar alguma informação, você irá colar essa informação em outro lugar. É tão comum que essas duas ações sejam feitas na sequência que isso até afetou a letra escolhida para o atalho de colar: Ctrl + V.

A ação “copiar”, no original em inglês, é paste. Então, se fôssemos pela inicial, a shortcut escolhida deveria ser Ctrl + P. Porém, como o V está logo ao lado do C nos teclados mais comuns (o chamado modelo QWERTY), é muito melhor que ela seja a tecla escolhida, para facilitar o processo de copiar e colar.

Recortar (Ctrl + X)

Quando você copia (Ctrl + C) e cola (Ctrl + V) qualquer tipo de informação, a informação original continua lá onde estava. Ou seja, você está efetivamente duplicando aquele conteúdo.

Mas e se você deseja mover o conteúdo original para o novo local? Nesse caso, em vez de copiar, você deve recortar a informação. Você pode fazer isso clicando com o botão direito na informação desejada e selecionando “Recortar” no menu de contexto que aparece. Ou, para ser mais rápido, você pode usar o atalho Ctrl + X. Depois, basta colar normalmente, usando o CTRL + V.

Desfazer (Ctrl + Z)

Fez algo por acidente e quer voltar atrás? Basta usar o atalho de teclado Ctrl + Z e a última ação será desfeita. Pressione novamente e a penúltima ação será desfeita, e assim por diante.

Refazer (Ctrl + Y)

Mas e se você desfizer algo por engano? Não se preocupe. Basta refazer a ação, utilizando o atalho Ctrl + Y. Este atalho é o oposto do anterior, e funciona de modo análogo: ao usar o atalho, a última ação desfeita será refeita. Ao usá-lo novamente, a penúltima ação desfeita será refeita, e assim por diante.

Imprimir (Ctrl + P)

Existe outro motivo para que Ctrl + P não tenha sido escolhido como o atalho para a ação de colar (ou paste, no original em inglês): o atalho já é usado para a ação de imprimir (print, no original.)

Embora atualmente seja cada vez mais comum as pessoas não terem mais impressora em casa, esse atalho continua muito útil. Isso porque muitos programas oferecem a opção de “imprimir” para um arquivo em pdf, o que é bastante útil para arquivar informações e comprovantes, e para compartilhar com outras pessoas.

Conclusão

Hoje você aprendeu mais alguns atalhos que podem ser úteis para dar um gás na sua produtividade ao usar o Windows. Como já mencionei várias vezes, muitas pessoas têm resistência em aprender e utilizar atalhos de teclado, por pensar que precisam decorar uma quantidade enorme de atalhos.

Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Se você aprender os dez atalhos mais importantes, isso já vai representar uma melhoria significativa na sua produtividade. Você vai poder realizar diversas ações sem precisar levantar a sua mão do teclado para pegar o mouse, economizando um tempo precioso.

Obrigado pela leitura, e até a próxima.

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais