Tecnologia

Gerenciando arquivos com ajuda da nuvem

Dropbox, Google Drive e OneDrive: especialista escreve sobre de sincronização de arquivos pela nuvem.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto por yue su no site Unsplash) (Foto por yue su no site Unsplash)

Um dia desses, estava conversando com um amigo sobre tecnologia e como ela ainda é difícil para muitas pessoas. Um ponto em que concordamos é que arquivos são um dos grandes responsáveis por essa dificuldade.

Nós temos que salvá-los, lembrar onde os salvamos, fazer backup para que possamos recuperá-los em caso de algum desastre em nosso computador. Quando fazemos download de algum arquivo na internet, nem sempre é fácil descobrir onde o arquivo foi parar. Quando precisamos trabalhar no mesmo projeto em computadores diferentes, nem sempre é fácil transferir os arquivos de um computador para o outro. Muita gente acaba enviando os arquivos para si mesmo por e-mail. Além de ser uma solução trabalhosa, não é eficiente: é difícil conciliar diferentes versões de cada arquivo.

Uma das soluções possíveis para o pesadelo que é lidar com arquivos é...simplesmente não lidar com eles. Por exemplo, ao invés de usar Word e ter que gerenciar os arquivos criados por esse software, você poderia empregar o Google Docs, que é um serviço que funciona na internet.

No entanto, usar esse tipo de programa nem sempre é possível por uma série de razões. A maioria das pessoas ainda precisa lidar com programas tradicionais e os arquivos que resultam dessa operação. Se você é uma dessas pessoas, talvez a solução para você seja usar serviços de sincronização e compartilhamento de arquivos. É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

Sincronização de arquivos na nuvem: O que é isso?

As pessoas frequentemente ficam confusas com o termo “nuvem” aplicado ao contexto de tecnologia. Nuvem é simplesmente uma maneira de se referir à servidores que estão na internet: a localização física desses servidores não importa muito.

Os serviços que vamos abordar nesse artigo permitem que você salve seus arquivos em uma pasta especial no seu computador. A partir daí, esses arquivos serão armazenados em um servidor na internet, de maneira segura. Se você quiser usar os arquivos em mais de um computador, basta instalar o programa em todos os dispositivos desejados. Toda vez que um novo arquivo for adicionado à sua coleção, ele será atualizado nos outros dispositivos. O mesmo acontece com alterações nos arquivos já existentes.

Serviços de sincronização

Atualmente existe um número relativamente grande de serviços que permitem realizar sincronização de arquivos pela nuvem. Para este artigo vamos abordar os três que são provavelmente os mais famosos: Dropbox, Google Drive e OneDrive.

Dropbox

Fundado em 2007, o Dropbox foi um dos primeiros serviços de compartilhamento e sincronização de arquivos a se tornar popular. O aplicativo é compatível com Windows, Mac, e Linux. Aplicativos para Android e iPhone também estão disponíveis.

O Dropbox é oferecido em uma versão gratuita com 2 GB de armazenamento. Para obter mais espaço, é necessário escolher um dos planos pagos.

Site: https://www.dropbox.com/basic

Google DriveO Google Drive foi a resposta da gigante de Mountain View para o sucesso do Dropbox. Lançado em 2012, o Google Drive acabou se tornando mais popular que o concorrente.

Isso se deve principalmente aos planos oferecidos. Ao contrário do Dropbox que apenas oferece 2 GB de armazenamento em seu plano gratuito, o Google Drive oferece 15 GB. Dessa forma, o plano gratuito se torna bastante atrativo para grande parte dos usuários.

Site: https://drive.google.com

OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos da Microsoft. Foi lançado em 2007 originalmente como SkyDrive. Em 2013, porém, foi anunciado que devido a problemas com a provedora de TV por assinatura Sky o serviço seria renomeado para OneDrive.

O OneDrive atualmente oferece 5 GB em sua versão gratuita. Para quem necessita de mais espaço, existem diversos planos pagos disponíveis.

Site: https://onedrive.live.com/

Conclusão

Infelizmente, a tecnologia ainda é bem mais difícil do que deveria ser. O gerenciamento de arquivos é certamente um dos vilões nessa história.

No artigo de hoje, nós abordamos três soluções populares para armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem. Qual é o melhor?

Para a maioria dos usuários, o Google Drive é a opção mais interessante, por oferecer 15 GB de armazenamento gratuito, o que é uma oferta bem mais generosa do que a dos competidores.

Mas não custa nada—literalmente—criar contas em todos os serviços para poder usufruir de mais espaço.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Carlos Schults. Consultor em tecnologia da informação, desenvolvedor e autor técnico. 

Publicidade

Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais