Tecnologia

Ferramentas de produtividade: parte 2

Em período de forte presença do trabalho em home office, especialista dá dicas sobre ferramentas de produtividade.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto de John Schnobrich em Unsplash). (Foto de John Schnobrich em Unsplash).

No artigo da semana passada, eu trouxe para vocês uma lista com algumas ferramentas de produtividade e organização que fazem a diferença na minha vida pessoal e profissional. Hoje eu trago a segunda parte do artigo, no qual eu compartilho mais ferramentas que podem ser muito úteis para você, principalmente na época atual, em que tantas pessoas se viram obrigadas a adotar o home office.

Vamos lá!

Google Calendar

O primeiro item da lista é provavelmente conhecido de muitas pessoas, visto que atende uma necessidade básica: o serviço Google Agenda, ou Google Calendar, no original em inglês.

O Google Agenda é exatamente o que seu nome sugere: um serviço gratuito de agenda/calendário. Usando o Google Calendar, você pode adicionar seus compromissos, tanto públicos como privados. Você também pode enviar convites para outras pessoas. Quando elas aceitam o convite, isso automaticamente cria um evento no calendário delas.

Não adianta nada cadastrar seus eventos e depois se esquecer deles, não é? Por causa disso, o Google Agenda oferece vários tipos de lembretes. Você pode escolher ser lembrado por e-mail ou notificação, podendo criar quantos lembretes quiser:

(Reprodução).

Ninguém gosta de celular tocando no meio de uma reunião importante, certo? Usuários do Google Agenda que também usam o Android não têm essa preocupação: é possível configurar seu celular Android para entrar automaticamente em modo “Não Perturbe” durante o tempo de um compromisso na sua agenda.

• Site: https://calendar.google.com/

• PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.calendar&hl=pt_BR&gl=US

• App Store: https://apps.apple.com/us/app/google-calendar-get-organized/id909319292

Google Lembretes

Usuários de Android tem uma maneira fácil de adicionar lembretes usando o smartphone, através do Google Assistente. Caso você tenha treinado o assistente para responder à frase “OK Google”, apenas diga a frase, seguida de algo como

Me lembre de em

Exemplos:

Me lembre de apagar o forno daqui a quarenta minutos.

Me lembre de ligar para minha mãe em uma hora.

Infelizmente, é comum o Google Assistente se confundir e não entender direito o tempo desejado para o lembrete. Uma maneira mais fácil é fazer passo a passo, como no exemplo abaixo:

- OK Google. Adicionar lembrete.

- Google Assistente: Qual é o título do lembrete?

- Levar o lixo para fora.

- Certo, para quando deseja definir o lembrete?

- Sete horas da noite.

- OK, o lembrete será mostrado às sete horas da noite.

Life Reminders

A aplicação nativa de lembretes do Google é útil, porém apenas dá conta de lembretes básicos. Se você tem necessidades um pouco mais sofisticadas, como lembretes recorrentes (exemplo: todo dia 9; um dia sim, um dia não; primeira terça-feira do mês, etc) a solução do Google infelizmente vai te deixar na mão.

Nessas horas, é melhor usar um aplicativo de terceiros. Embora existam muitos aplicativos de lembretes por aí, eu uso um chamado Life Reminders há muitos anos e não tenho do que reclamar.

O Life Reminders permite configurar lembretes por data específica, tempo (daqui a 20 minutos, daqui a 40 minutos), e também por localização. Você pode adicionar lembretes que vão executar uma vez só, bem como configurar lembretes para repetirem de acordo com o intervalo desejado.

(Reprodução).

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.payneservices.LifeReminders

Calendly

O Google Calendar é um ótimo serviço para gerenciar sua ajuda. Infelizmente, às vezes é complicado para sincronizar o seu tempo livre com o de outra pessoa, a fim de marcar uma reunião, ligação ou outro compromisso.

É e-mail pra cá, e-mail pra lá, até acharem um horário compatível. As coisas complicam ainda mais quando levamos diferenças de fuso horário em consideração.

Pensando nisso, surgiram serviços como o Calendly. Ele sincroniza com a sua agenda (que pode ser Google Agenda, Outlook, ou outro serviço) e automaticamente marca como ocupado os horários nos quais você já tiver compromisso. Depois, você configura o Calendly, especificando quais os dias e horários você está disponível para reuniões e outros compromissos. Aí, basta divulgar o link gerado pelo serviço, e deixar que as pessoas (por exemplo, seus clientes) escolham o horário mais conveniente para eles, dentro da sua disponibilidade.

• Site: https://calendly.com/

• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.calendly.app

• iPhone: https://apps.apple.com/br/app/calendly-mobile/id1451094657

Conclusão

Na semana passada, eu trouxe uma pequena lista com algumas ferramentas que podem auxiliar sua organização pessoal e profissional. Hoje, eu complementei a lista com mais alguns itens. Apesar da maioria das ferramentas terem uma versão paga, a versão gratuita é mais que suficiente para a maioria dos casos.

Espero que esta lista tenha sido útil. Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, basta escrever para carlos@carlosschults.net. Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais