Tecnologia

Documentos digitais: quais são e como usá-los

Pandeia ampliou demanda por serviços virtuais, inclusive a disponibilização de documentos digitais.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
Documentos digitais: quais são e como usá-los

Devido à pandemia de Covid-19, temos visto um aumento na demanda por serviços feitos de maneira virtual. Bancos ampliaram a oferta de serviços que podem ser realizados por meio de seus aplicativos de internet banking; negócios locais antes avessos ao uso da tecnologia agora atendem por WhatsApp ou outros aplicativos; até mesmo as igrejas tem sido criativas na utilização de transmissões ao vivo por redes sociais, na tentativa de suprir as necessidades espirituais dos fiéis nesses tempos em que o contato social deve ser evitado.

Porém, independentemente da pandemia, a tecnologia tem e sempre teve um enorme potencial de diminuir a burocracia e trazer mais praticidade para o dia-a-dia dos cidadãos. E todos sabemos que uma fonte certeira de burocracia na vida das pessoas são os famosos documentos. É relativamente fácil perdê-los, mas emiti-los novamente é uma dor de cabeça que você vai querer evitar.

A boa notícia é que agora existe a versão digital de vários documentos, permitindo que você apresente o smartphone quando necessário, enquanto a versão original fica guardada em segurança. No artigo de hoje, vamos abordar três desses documentos digitais: a carteira de trabalho, a CNH e o documento de veículo.

Carteira de Trabalho

O que é?

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) Digital existe desde 2017, na forma de aplicativos para smartphone. Porém, a partir de 2019, ela passou a poder substituir a carteira de trabalho física.

O que isso significa?

Se você tem a carteira de trabalho antiga, você deve guardá-la. Ela é um documento importante para comprovar os vínculos empregatícios que você teve no passado. No entanto, a partir do momento que você comece a usar a versão digital, não é mais necessário que as anotações sejam feitas na carteira em papel.

Como obter?

OK, e como fazer para utilizar a CTPS digital? Primeiro, instale o aplicativo em seu celular, utilizando a loja de sua plataforma:

CTPS Digital na Google Play Store (Android)

CTPS Digital na App Store (iPhone)

Após a instalação, será necessário fazer cadastro no portal gov.br.  Esse portal permite fazer um cadastro único (através do CPF) que permite ao cidadão ter acesso a vários serviços.

Após o cadastro e criação de uma senha, você poderá fazer o cadastro no aplicativo da CTPS digital. Como mecanismo de segurança, o aplicativo lhe fará algumas perguntas referentes a trabalhos que você teve no passado. Após responder essas perguntas corretamente, o aplicativo libera todas as funções.

Mais informações: https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

CNH

O que é?

Esquecer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode colocar você em apuros, principalmente levando em consideração que muitas pessoas (inclusive eu) costumam usar esse documento como a principal forma de identificação pessoal, deixando o RG propriamente dito em casa. O celular, por outro lado, é bem mais difícil de esquecer, certo?

Pensando nisso, foi criada a CNH digital. Como o nome deixa claro, é uma versão digital da CNH, que tem a mesma valida da versão impressa. Ao contrário da carteira de trabalho, a CNH digital não tem o objetivo—pelo menos imediato—de substituir a CNH impressa, que continua sendo obrigatória.

Como obter?

Normalmente, há duas formas de se obter a CNH digital: fazendo a solicitação pessoalmente na unidade do Detran-SP mais próxima, ou direto pelo aplicativo. Porém, devido ao motivo que todos estamos cansados de saber, as unidades do Detran estão fechadas, restando apenas a opção do aplicativo.

Então, para começar, faça a instalação do aplicativo:

CNH Digital na Google Play Store (Android)

CNH Digital na App Store (iPhone)

Após instalar o aplicativo, siga as instruções para conseguir validar sua CNH digital. Você precisará estar com sua CNH original em mãos, que precisa estar válida (não estar vencida ou com alguma irregularidade), e ela precisa ser do modelo que possui QR Code, como a da imagem a seguir:

Mais Informações:

https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/processoCNH/a67a5893-a1f1-4593-bc76-d378db6a63ac/

Documento do Veículo

O que é?

Ainda no tema “trânsito”, o último item em nossa lista aborda a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, ou CRLV. Desde ontem, 1º de julho, a versão digital do documento já está disponível para todo o país.

Como obter?

O CRLV digital pode ser obtido através do aplicativo da carteira de trânsito digital, matando assim dois coelhos com uma cajadada só.

Ou seja, se você já instalou o app da CNH digital e fez o processo de validação, o documento de seu veículo já está disponível em seu aplicativo, contanto que o seu IPVA e licenciamento estejam em dia.

O app também permite exportar o documento em formato .pdf e imprimi-lo. A autenticação do documento é garantida também por meio de um QR Code.

Conclusão

Como profissional da tecnologia, fico feliz ao vê-la sendo utilizada para tornar o dia-a-dia das pessoas mais fácil e prático. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas todo passo na direção certa deve ser comemorado.

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Carlos Schults. Consultor em tecnologia da informação, desenvolvedor e autor técnico. 

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais
Cinema