Tecnologia

Dificuldades com o computador? Peça um auxílio remoto

Artigo aborda duas ferramentas: a assistência remota do Windows e o TeamViewer.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto por Corinne Kutz no site Unsplash) (Foto por Corinne Kutz no site Unsplash)

A cada ano que passa, a tecnologia fica mais poderosa. Nossos computadores, smartphones e tablets ficam mais potentes. Os recursos disponíveis nos sistemas operacionais desses dispositivos também se multiplicam a cada novo lançamento.

O lado negativo de tudo isso é que a facilidade de uso às vezes fica comprometida. Quem nunca ficou em apuros ao tentar realizar alguma tarefa no computador ou smartphone, que atire a primeira pedra.

Quase todo mundo tem aquela pessoa que é o seu “suporte de TI pessoal”: pode ser um filho, uma sobrinha, o primo ou um amigo. Mas o que fazer quando essa pessoa está longe e não pode lhe ajudar pessoalmente?

O artigo de hoje é exatamente sobre isso: ferramentas que possibilitam que terceiros usem seu computador, de maneira remota e totalmente segura, para lhe auxiliar com algum problema. Iremos abordar duas ferramentas: a Assistência Remota do Windows e o TeamViewer.

Vamos lá.

Assistência remota no Windows 10

O sistema operacional Windows oferece nativamente uma aplicação que facilita o acesso remoto para fins de assistência técnica.

Como o suporte ao Windows 7 acabou em janeiro de 2020, nós estaremos abordando o Windows 10, que é a versão mais atual do sistema.

Acessar o aplicativo é bastante simples. Clique no menu Iniciar (ou no campo de busca do Windows 10) e comece a escrever “assistência.” Você nem precisa escrever a palavra completa, e o programa já vai aparecer no resultado da busca:

Clique no ícone do aplicativo ou pressione ENTER. A janela do programa será aberta, como na imagem a seguir:

O uso do programa é bastante intuitivo. Como você pode, há duas opções: obter assistência ou dar assistência para outra pessoa.

Ajudando

Caso você seja a pessoa que vai dar assistência, clique no botão “Ajudar outra pessoa.” Depois disso, você terá que fazer login usando uma conta da Microsoft, número de celular, ou conta do Skype:

Após fazer o login e avançar, você verá uma tela exibindo o código de segurança, além de várias opções que você pode usar para compartilhar o código com a pessoa que você está ajudando:

Recebendo ajuda

Caso você esteja do lado que está recebendo ajuda, o procedimento é mais simples. Basta digitar o código compartilhado pela outra pessoa e clicar em compartilhar tela:

TeamViewer

Uma outra opção bastante popular para assistência remota é um programa chamado TeamViewer.

Ao contrário da Assistência Rápida, o TeamViewer é um aplicativo de terceiros. Tanto a pessoa que está ajudando quanto a que vai receber a ajuda precisam fazer o download e instalar o programa.

Vamos ver como o controle remoto via TeamViewer funciona.

Pedindo Ajuda

O TeamViewer funciona “ao contrário” quando comparado ao programa de assistência do Windows. Com o TeamViewer, a pessoa que receberá a ajuda é que precisa compartilhar um código. Ou melhor dizendo, dois: um número de identificação (id) e uma senha:

Ajudando

Se você é a pessoa que oferece ajuda, você deverá realizar o procedimento inverso. Primeiro, você deve digitar o “ID de parceiro” que a outra pessoa lhe informou. Depois, clique em conectar:

Daí em diante, basta informar a senha que a pessoa lhe passou, e a conexão vai acontecer. É importante salientar que o uso do TeamViewer é gratuito para uso pessoal. Porém, se você está uma empresa ou escritório, é preciso adquirir uma licença.

Assistência rápida vs. TeamViewer: temos um veredito?

O TeamViewer é um velho conhecido de pessoas que precisam controlar computadores remotamente. Quem trabalha na área de TI, principalmente no suporte técnico, com certeza conhece esse aplicativo.

Mas ele também é bastante usado para uso pessoal, para dar assistência em computadores de familiares ou amigos próximos. O fato de ser gratuito para uso pessoal e a sua facilidade de uso são fatores cruciais para a adoção desse programa.

Porém, o programa “Assistência Rápida” do Windows 10 pode ser um concorrente à altura, pelo menos para os usos mais básicos. Uma de suas principais vantagens é o fato de ser um programa padrão do Windows 10. Ou seja, o “Assistência Rápida” (ou QuickAssist, no original em inglês) já vem instalado no Windows.

Já o TeamViewer precisa ser baixado e instalado, caso a pessoa não o tenha. Isso pode ser uma dificuldade a mais.

Porém, o TeamViewer tem as suas próprias vantagens, entre as quais podemos citar o fato de que ele é multiplataforma. Com o TeamViewer, podemos controlar computadores com Windows, Linux, ou mesmo MacOS X. Até mesmo sistemas operacionais móveis, como o Android e o iOs são suportados:

Então, qual o nosso veredito? Se as duas pessoas usam Windows 10, o programa padrão de assistência é a melhor opção: ele já está instalado por padrão, é só começar a usar.

Caso seja necessário algum recurso que o programa do Windows não ofereça, ou se um dos participantes da conexão estiver usando outro sistema operacional, então o TeamViewer é o mais indicado.

Conclusão

Ter problemas ao lidar com computadores (e tecnologia de uma forma em geral) é algo bastante comum. Infelizmente, é provável que este problema aumente no futuro, visto que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, mas a população não recebe educação tecnológica adequada.

Para quem quer tentar resolver seus problemas de informática por conta própria, um recurso imprescindível são os sites de busca, entre os quais o Google é o mais conhecido e usado. Nós já ensinamos como usar o Google de maneira eficiente aqui em nossa coluna, em dois artigos.

Só que às vezes procurar no Google não basta, e você precisa da assistência de alguém com mais conhecimento em informática. Muitas pessoas têm a possibilidade de pedir ajuda a um parente ou amigo próximo. Mas às vezes esse “suporte de TI particular” está em algum lugar distante. E de qualquer forma, devido a pandemia, dar assistência presencialmente já não é indicado mesmo.

Para solucionar esses casos, contamos com programas que permitem o acesso remoto a computadores, de maneira fácil e segura. Foi isso que abordamos no artigo de hoje, mostrando duas das soluções disponíveis: o TeamView, software de terceiros, que é pago para uso profissional, mas gratuito para uso pessoal, e o programa “Assistência Rápida”, que já vem instalado por padrão no Windows 10.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, fique à vontade para escrever para carlos@carlosschults.net. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais