Tecnologia

Aumentando a produtividade no Windows com atalhos de teclado

Conhecer e dominar os atalhos mais comuns já é mais que suficiente para ter ganho de produtividade.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
Aumentando a produtividade no Windows com atalhos de teclado

Muitas pessoas trabalham o dia a todo com computadores, mas desconhecem as teclas de atalho mais comuns. Isso é pena. Em muitas situações, depender apenas do mouse faz com que você tenha mais trabalho e demore mais para executar certas tarefas no Windows.

Será que é necessário conhecer todos os atalhos de teclado existentes para se tornar mais produtivo ou produtiva ao usar o Windows? É claro que não. Conhecer e dominar os atalhos mais comuns já é mais que suficiente para que você tenha um ganho de produtividade considerável. E com o artigo de hoje, eu pretendo ajudar você a fazer exatamente isso.

Atalhos que utilizam a tecla windows

Vamos com os atalhos que utilizam a tecla Windows. Esta tecla é localizada geralmente na região inferior esquerda do teclado, entre as teclas Ctrl e Alt. Ela é facilmente reconhecível, já que contém o logo do Windows em vez de uma letra, número, caractere ou palavra:

(Foto por Tadas Sar no site Unsplash).

Pressionar a tecla Windows sozinha ativa o menu iniciar. Porém, ao pressioná-la junto com outras teclas, conseguimos realizar diversas ações de maneira mais rápida e eficiente do que usando o mouse. Vamos agora ver algumas dessas.

Bloquear o computador (Windows + L)

Pressione a tecla Windows e a tecla L ao mesmo tempo para rapidamente bloquear a sessão atual do Windows. Isso fará seu computador voltar a tela de bloqueio, onde você precisará digitar sua senha ou PIN, caso um dos dois esteja configurado. Do contrário, bastará clicar no seu nome de usuário para voltar a usar o Windows.

Mostrar ou esconder a área de trabalho (Windows + D)

Imagine que você está criando uma apresentação no Power Point, ao mesmo tempo que usa seu navegador Chrome para pesquisar informações. O Word também está aberto, pois você precisa acrescentar informações contidas em um documento na apresentação que você está criando. O Spotify também está aberto, para você poder curtir suas músicas preferidas enquanto trabalha.

Agora imagine que você precisa acessar a área de trabalho rapidamente. Sim, você poderia minimizar cada uma das quatro janelas abertas, uma por uma, mas vai tomar um certo tempo. É muito mais rápido e prático pressionar a tecla Windows junto com a letra D, o que causa todas as janelas abertas a serem minimizadas para que você possa usar a área de trabalho. E para voltar ao seu trabalho? Apenas pressione Windows + D novamente.

Abrir o Windows Explorer (Windows + E)

É muito comum precisarmos acessar algum documento ou imagem quando estamos trabalhando. E sim, nada impede você de minimizar sua janela atual e encontrar um ícone de documentos na sua área de trabalho para poder acessar suas pastas e arquivos. Porém, se você não gosta de perder tempo, simplesmente pressione a tecla Windows junto com a tecla E, e o Windows Explorer será aberto imediatamente para que você possa navegar pelas suas pastas e arquivos.

Mostrar histórico da área de transferência (Windows + V)

Para finalizar as dicas com a tecla Windows, vamos compartilhar uma funcionalidade nova, que foi introduzida em 2018 no Windows 10: o histórico da área de transferência.

Toda vez que nós copiamos alguma informação (seja utilizando o mouse, seja utilizando o atalho de teclado CTRL + C) nós sobrescrevemos (ou seja, gravamos por cima) a informação que estava lá antes. Em outras palavras, a área de transferência só pode conter uma única informação a cada vez.

Com a funcionalidade introduzida em 2018, isso mudou. Agora, é possível ter múltiplas informações salvas na área de transferência, o que é muito útil caso precisemos de algo que havíamos copiado anteriormente.

O atalho para acessar o histórico da área de transferência consiste em pressionar a tecla Windows juntamente da tecla V. Porém, caso você nunca tenha utilizado essa funcionalidade antes, você verá uma mensagem dizendo que o histórico da área de transferência está desligado:

(Reprodução).

Agora, basta clicar no botão ativar e o seu histórico da área de transferência estará em funcionamento. Deste momento em diante, as informações que você copiar ficarão acessíveis e você poderá utilizar o atalho Windows + V para acessá-las:

(Reprodução).

Atalhos que utilizam a tecla ALT

Vamos agora abordar alguns atalhos que utilizam a tecla Alt. Antes, um pequeno aviso: os teclados que seguem o modelo ABNT2 possuem além da tecla Alt (localizada à esquerda da barra de espaço) a tecla Alt Gr, localizada à direita da barra de espaço. Todos os atalhos que veremos neste artigo usam a tecla Alt, e não a tecla Alt Gr.

Alternar entre janelas abertas (Alt + Tab)

Um grande número de janelas abertas pode facilmente se tornar um empecilho para sua produtividade. Nós já vimos como utilizar o atalho Windows + D para acessar rapidamente a área de trabalho, independentemente do número de janelas abertas.

Porém, digamos que o que você realmente precisar acessar é uma janela específica. Como fazer isso pelo teclado da forma mais rápida possível? Simples: pressione a tecla Alt juntamente com a tecla Tab. Isso abrirá uma espécie de menu mostrando as janelas abertas:

(Reprodução).

A partir daí, mantenha a tecla Alt pressionada, e vá pressionando Tab para alterar entre as janelas abertas. Ao chegar à janela desejada, solte todas as teclas e a janela atual será selecionada.

Quer voltar a uma janela anterior em vez de seguir para a frente? Simples: pressione a tecla Shift junto.

Abrir o menu de janela (Alt + barra de espaço) 

Pressionar a tecla Alt juntamente com a barra de espaço abre o menu de janela, que também pode ser acessado ao clicar-se no ícone da janela atual, na barra de título, no canto superior esquerdo da tela:

(Reprodução).

O menu oferece algumas ações possíveis de serem aplicadas na janela. Você pode então clicar na opção desejada, embora seja muito mais prático usar as setas do teclado para acessar a opção desejada e então pressionar a teclar Enter. Quer uma maneira ainda mais rápida? Então, simplesmente pressione a tecla referente à letra que está sublinhada em cada uma das opções. Por exemplo, para Maximizar a tela bastaria pressionar a tecla X. Para Minimizar, a tecla N, e assim por diante.

Fechar a janela atual (Alt + F4)

Quando estiver satisfeito em trabalhar com a janela atual e quiser fechá-la, basta usar Alt + F4, que é provavelmente um dos atalhos mais conhecidos.

Conclusão

Teclas de atalho são extremamente comuns, tanto no Windows, como em outros sistemas operacionais com o Mac Os ou as muitas distribuições do Linux. Conhecer e dominar pelo menos os atalhos mais comuns é uma maneira fácil de dar um gás na sua produtividade ao trabalhar com computadores.

Obrigado pela leitura, e até a próxima.

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais