Memória

Um pouco sobre o radioamadorismo de Adamantina

Um breve relato sobre a prática do radiomadorismo em Adamantina.

Tiago Rafael Colunista
Tiago Rafael
Josemiro Júnior e seus equipamentos (Acervo Pessoal). Josemiro Júnior e seus equipamentos (Acervo Pessoal).

“Ser radioamador é ter o orgulho de ser útil,a vaidade de se dar,o caráter da elevação do anonimato,o prazer de servir sempre,o privilégio de cooperar e a sensatez de perdoar.”

Marco Aurelio Santos - PU5REI

* * *

Recentemente ao escrever sobre a história do rádio na terrinha, acabei recebendo uma “correção”, de um amigo de longa data, acerca de um conceito sobre a prática do radioamadorismo. Correção feita, acabei me interessando sobre a prática de tal hobby por aqui e decidi conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Conforme já mencionado dias atrás (reveja aqui), sua prática na cidade é bem antiga, chegou a anteceder e mesmo auxliar diversos serviços essenciais por aqui. Dentre alguns dos moradores que se destacaram a época como radioamadores, destacamos os Srs. Francisco Nogueira de Oliveira, Newton Gonçalves Barreto, Hermes Regiani e Pedro Kamakura.

Nesse sentido, acabei dando uma breve vasculhada nos diversos arquivos que compõem parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal. Para minha surpresa, localizei até mesmo os seus devidos prefixos, utilizados à época.

Radioamadores da década de 60 e seus prefixos (Arquivo Histórico Municipal).

Mas, qual o objetivo de sua prática nos dias atuais, tendo em vista os diversos avanços tecnológicos que nos circundam? Em conversa com Josemiro Jr e Adriano (Indicativos PU2URF e PY2BAM respectivamente), este último neto do Sr. Newton Barreto, me destacaram alguns pontos como: A difusão de informações vinculadas a órgãos governamentais (Defesa Civil, Forças Armadas, Polícia, etc), troca de informações sobre as diferentes cidades, contato com os mais longínquos lugares do Brasil e mundo (através das faixas acessadas), troca de Cartões QSL (espécie de cartão postal trocado entre os radioamadores), etc. Ressalte-se que, para os entuasiastas das tecnologias, os radioamadores além de utilizarem satélites em suas transmissões, também acabam se comunicando com a ISS (Estação Espacial Internacional).

Equipamentos modernos aliam tradição e tecnologia  (Acervo Pessoal).

Adriano ainda destacou o fato de alguns radioamadores estarem vinculados ao setor de comunicação do Exército, abrangendo algumas regiões prederminadas, podendo ser utilizados em caso de alguma “futura emergência”. Nesse sentido, destacou o tão famoso “11 de setembro”, onde muitas informações acabaram sendo difundidas pelos radioamadores, em virtude das panes nos outros sistemas de comunicação dos EUA.

E como tudo isso está organizado em Adamantina? A terrinha conta com cerca de 15 membros que fazem parte da CRAADA (Clube dos Radioamadores de Adamantina). Ressalte-se que esta galera já conquistou diversas premiações em concursos nacionais e internacionais, levando o nome da terrinha para os mais distantes lugares.

Logo do Clube dos Radioamadores de Adamantina - CRAADA (Reprodução).

Memorbs da CRAADA (Acervo Pessoal).

E como me tornar um Radioamador (não confundir com o Rádio PX, este atua em outra faixa e sua licença é bem mais simples de se conseguir)? Existem algumas regras, não basta possuir apenas um aparelho e uma antena. Antes da obtenção da outorga do serviço de Radioamador, faz-se necessário a obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER). Esta é dividida em 3 classes (A, B e C) e só é obtida após a realização de uma avaliação teórica sobre vários temas inerentes a sua prática e o pagamento de algumas pequenas taxas (saiba mais aqui).

Enfim, muitas são as histórias sobre o Radioamadorismo na terrinha. A você que não conhece tal prática, visite e curta a página da CRAADA no Facebook (acesse aqui) e/ou pesquise sobre o tema. Garanto que será bem interessante e elucidativo. Além disso, como já mencionado, a terrinha conta com cerca de 15 Radioamadores, é só entrar em contato com algum deles e agendar uma visita. Eles terão o maior prazer em recebê-los.

 Cartões QSL: espécie de cartão postal trocado entre os radioamadores

(Acervo: Adriano Barreto).

Concursos, premiações e capacitações 

(Acervo: Adriano Barreto).

Tiago Rafael dos Santos Alves

Professor, Historiador e Gestor Ambiental

Membro Correspondente da ACL

Publicidade

Clínica Savi
Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Haddad
JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
 

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais