Memória

Repensando e (re)organizando trechos sobre a História de Adamantina – Parte III – A proposta

Um breve texto acerca de uma possível proposta de denominação do prédio da Biblioteca Municipal.

Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental Colunista
Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental
O busto de Cônego João Baptista de Aquini, que dá nome à biblioteca, localizado na Praça José Costa (Jardim da Estação) e a bibiotecária Jurema Gomes Moreira Citelli, que faleceu em setembro último (Arquivo). O busto de Cônego João Baptista de Aquini, que dá nome à biblioteca, localizado na Praça José Costa (Jardim da Estação) e a bibiotecária Jurema Gomes Moreira Citelli, que faleceu em setembro último (Arquivo).

A prática de nomear ruas, monumentos e prédios é uma atividade menos inocente do que se costuma supor. Um olhar atento constata que esse processo é caracterizado pelo esforço de perenização da memória de personagens e fatos da história nacional ou local. ” 

(DIAS, 2000, p. 103)

* * *

Na última quinta-feira, acabei participando de mais uma das edições do Programa Viagem Literária, ao qual tivemos a oportunidade de bater um papo com a autora Lubi Prates. No entanto, confesso que ao adentrar a biblioteca, assim como todos os que participavam do evento, foi uníssona a fala acerca da ausência de nossa querida amiga Jurema. E é aí que comecei a vislumbrar uma possível ideia!

Como todos sabem, a Biblioteca Municipal homenageia um dos nossos Prefeitos, o Cônego João Batista de Aquino, que também exerceu o seu sacerdócio na terrinha. Da mesma forma, anexo à biblioteca temos o Anfiteatro, que recentemente acabou sendo batizado com o nome do nosso querido Fernando Paloni, uma das pessoas mais geniais que conheci.

E claro, conforme já relatado em outrora por aqui, a Praça onde a referida biblioteca se encontra, recebe o nome do ex-prefeito Élio Micheloni, mas há de se ressaltar que anteriormente a mesma se denominava “Marrey Júnior”. E assim, são tantas e tantas outras denominações que aludem a este ou aquele personagem na terrinha.

Nesse sentido, em conversas aqui e ali, com este ou aquele político local, prôpus uma “possível” troca do nome da nossa Biblioteca Municipal para Jurema Gomes Moreira Citeli. E os motivos são inúmeros e os mais justificáveis possíveis. Não se pode mencionar a referida biblioteca sem alusão a tão querida pessoa que se doou por tantos anos ao ato da leitura na terrinha. Da mesma que, também não deixaríamos de homenagear o seu antecessor, o Cônego. Haja vista que o mesmo já possui uma rua com seu nome e um busto na Praça Dep. José Costa.

Nesse sentido, se tal proposta, um dia, sairá das conversas para o papel, eu não sei! Mas a “semente” (ideia) foi lançada. Penso que, esta seria uma das formas de imortalizar e ao mesmo tempo homenagear a memória de nossa querida Jurema, em um dos lugares que ela mais gostava de estar, na Biblioteca. Vamos aguardar!

Tiago Rafael dos Santos Alves

Professor, Historiador e Gestor Ambiental

Membro Correspondente da ACL e da AMLJF

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais