Memória

Memórias da Memória

Uma breve análise dos assuntos abordados na Coluna Memória.

Tiago Rafael Colunista
Tiago Rafael
Alguns dos artigos publicados ao longo do último ano, na coluna Memória (Reprodução/Siga Mais). Alguns dos artigos publicados ao longo do último ano, na coluna Memória (Reprodução/Siga Mais).

“A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.”
Eduardo Galeano

* * *

“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.”
José Saramago

* * *

Neste mês de dezembro, especificamente dia 11, completarei um ano com a Coluna Memória em parceria com o Portal Siga Mais. E claro, temos alguns dados e informações a serem considerados.

Ao longo deste ano, foram publicados exatamente 52 textos, semanalmente e sem interrupções, abordando os mais diferentes tipos de informações e situações já vivenciadas tanto na terrinha como em seu entorno.

Pois bem, se o assunto é memória, rememoremos alguns temas (alguns bem absurdos!) que abordamos, como: “O cavalo que foi aposentado”, “a máquina de fabricar dinheiro”, “o parquinho do foguete”, “os acidentes com aviões”, “o vestibular anulado da FAFIA”, “os nomes populares de alguns pontos da cidade”, “os veículos e pontos comerciais”, entre outros.

Como já mencionado, além dos temas inerentes à Adamantina, também abordamos de forma sucinta, os mais diversos e muitas vezes curiosos fatos históricos, como: “A história da cerveja”, “as mídias”, “os brinquedos e brincadeiras populares”, “as tradições e costumes”, “as datas comemorativas”, “o folclore”, “as eleições”, enfim foram muitos!

Diversas foram as idas aos mais diversos lugares em busca de fontes e informações para tais textos, biblioteca, arquivo histórico, jornais locais, entrevistas, as diversas ligações efetuadas e por fim o cruzamento das informações. Aqui respondo a um questionamento que sempre me fazem: Se tudo isso vai virar um livro? Não sei! Mas, demos corda ao tempo! Um dia, quem sabe!

E aqui cabem os agradecimentos, afinal ninguém faz nada sozinho! Agradeço aos colegas do Arquivo Histórico Municipal, da Biblioteca, dos jornais locais, pelas valiosas contribuições com fotos e informações sobre a terrinha. Aos colegas de profissão, que muitas vezes me cediam suas valiosas fontes. Por fim, meu muito obrigado à Equipe do Portal Siga Mais, pela parceria neste 1 ano! Que venham outros!

Tiago Rafael dos Santos Alves é historiador. Acesse aqui seu perfil.

Publicidade

Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube