Memória

Da Casa Moreira ao Centro Empresarial

Um breve relato sobre a história da Casa Moreira de Adamantina.

Tiago Rafael Colunista
Tiago Rafael
Antiga Casa Moreira, no cruzamento da Rua Osvaldo Cruz com a Alameda Armando de Salles Oliveira, hoje Centro Empresarial (Fotos: Arquivo Histórico Municipal de Adamantina). Antiga Casa Moreira, no cruzamento da Rua Osvaldo Cruz com a Alameda Armando de Salles Oliveira, hoje Centro Empresarial (Fotos: Arquivo Histórico Municipal de Adamantina).

“Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória.”
Caio Fernando Abreu
* * *
Semanas atrás localizei em meus arquivos pessoais algumas fotos antigas da Rua Osvaldo Cruz, especificamente da área em frente ao prédio da prefeitura. Muitos amigos e ex-companheiros de profissão, sabem que trabalhei naquele quarteirão por cerca de 5 anos, e confesso que não cheguei a vê-lo como era antigamente. Haja vista que, na atualidade diversas são as atividades comerciais que ocupam tal espaço, que ao longo do tempo passou a se denominar Centro Empresarial.

No entanto, no início de sua história, Adamantina teve um de seus maiores “armazéns de secos e molhados”, a conhecida Casa Moreira. Tratava-se de uma rede, fundada pelo português Gentil Moreira, em 1923 na cidade de Promissão-SP. Por aqui, a Casa Moreira foi instalada em 1948, ocupando a área defronte ao prédio da Prefeitura.

Diversos eram os produtos ofertados e muitos foram os adamantinenses que trabalharam neste estabelecimento ao longo das várias décadas de funcionamento. Ex-funcionários relataram que mesmo morando em outra cidade, eram comuns as visitas do Sr. Gentil Moreira as suas filiais, em especial a Adamantina.

Com o passar do tempo e as inúmeras dificuldades encontradas após a morte de seu fundador, a Comercial Gentil Moreira S/A acabou fechando as portas por aqui na terrinha e em outros lugares. Dessa forma, novos empreendimentos começaram a ocupar tal espaço. Na década de 1990, novas fachadas surgiram e com elas os mais diversos tipos de comércio e atividades.

Nos dias atuais restam apenas as lembranças da tão famosa Casa Moreira, e como já mencionado aqui ou acolá, neste ou naquele espaço, o que importam são os ideais de pessoas que durante muito tempo conseguiram enxergar algo promissor aqui na terrinha.

Tiago Rafael dos Santos Alves é historiador. Acesse aqui seu perfil.
 

Fotos

Publicidade

Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube