Memória

Bassan – O pai do futebol de salão na região

Uma breve homenagem a Antonio Libarino Bassan.

Tiago Rafael Colunista
Tiago Rafael
Bassan – O pai do futebol de salão na região

A Antonio Libarino Bassan

In memorian

* * *

No último dia 24, o mundo do esporte se entristeceu com a partida da “lenda do futebol adamantinense”, Antonio Libarino Bassan (Bassan). Garanto que se você chegou a treinar em alguma escolinha de futebol da terrinha, provavelmente o conheceu daqui ou dali, ou até mesmo de suas participações no futsal adamantinense.

Pois bem, além de grande atleta, com passagem por vários times, como: Palmeirinha de Adamantina, Associação Atlética Osvaldo Cruz, Adamantina Futebol Clube, Clube Atlético Internacional, Dracena FC, Banfield da Argentina e Guarani de Adamantina. Teve vasta atuação no futebol amador e no salão. Além disso, Bassan também se despontou como técnico de diversos times, vindo a formar diversos atletas na região e mesmo no mundo.

Diversas foram as suas contribuições nas diferentes edições de Copas e Campeonatos realizados na terrinha. Com sua presença marcante, Bassan sempre era lembrado pelo famoso “demente” que carinhosamente tratava seus atletas. Um Palmeirense fanático, que não admitia rivais (principalmente corintianos) em dias de clássico. Assim, relatam os seus amigos e atletas que por ele passaram.

Não custa lembrar, mas inúmeros foram os campeonatos, copas, quadrangulares, jogos regionais, entre tantos outros conquistados por ele, como atleta e como treinador. Bassan devido à sua contribuição ao futebol de salão, chegou a ser homenageado pelo Presidente da Federação Paulista de Futsal e em 08 de junho de 2011 foi agraciado pela Câmara Municipal de Adamantina, com o Título de Cidadão Adamantinense.

Tudo isso e muito mais (que por aqui, não caberia), se resume as suas inúmeras contribuições ao campo do esporte, que pode ser constatado nas diversas homenagens a ele prestadas nas redes sociais e nos mais diversos veículos de comunicação, por este ou aquele atleta e/ou instituição.

Enfim, a nós cabe a singela homenagem a um dos maiores esportistas da terrinha, Antonio Libarino Bassan, o popular Bassan “Pai do Futebol de Salão na Região”. Valeu Bassan! Obrigado por tudo!

Tiago Rafael dos Santos Alves

Professor, Historiador e Gestor Ambiental

Membro Correspondente da ACL e AMLJF

tiagorsalves@gmail.com

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais