Memória

Adamantina através dos versos de Marcondes Verçoza

Uma análise sobre os versos de Marcondes Verçoza produzidos em homenagem à Adamantina.

Tiago Rafael Colunista
Tiago Rafael
Reprodução/Acervo Histórico Municipal de Adamantina Reprodução/Acervo Histórico Municipal de Adamantina

Dias atrás, em um de minhas idas e vinda à Biblioteca Pública Municipal, acabei digitalizando um material bem interessante sobre a história da terrinha. Tratava-se de uma espécie de revista, onde havia uma poesia composta pelo Sr. Marcondes Verçoza, com o nome de “Adamantina – Homenagem do Autor”. A obra fora produzida em 1967, com patrocínio da Prefeitura Municipal, na Gestão do Sr. Gumercindo Romanini (Tino).

Assim, que terminei a digitalização do material, passei a lê-la atentamente e acabei me surpreendendo com tantos detalhes sobre a terrinha. Mas, fiquei a me perguntar: Quem seria o tal Marcondes Verçoza? Pelo que pude pesquisar, aqui e ali, (não encontrando muita coisa) tal poeta não era daqui. Mas, já produzira materiais semelhantes para outras cidades e com o mesmo teor. Lembrando que, na época tais produções de revistas e materiais promocionais das cidades recém criadas, eram bem comuns.

Para os que estão curiosos, a referida poesia é composta de versos que narram personagens, lugares, momentos e sentimentos sobre a cidade de Adamantina naquele período. Traz um forte apelo ao lado “bandeirante e pioneiro” das primeiras pessoas que por aqui chegaram, aos comerciantes, bairros, políticos, lideranças, etc. Realmente, vale a pena conferir tais versos.

Enfim, seja na década de 1960 ou atualmente, são inúmeros os versos que aqui e ali, contam parte da história da terrinha (ou de outras terrinhas). Uns mais “curiosos”, outros “estranhos”, alguns com “pitadas de humor” (outros nem tanto). Para a história, cabem além da lembrança e da memória, o questionamento e a reflexão sobre tudo isso que um dia já fora criado por aqui.

 

Tiago Rafael dos Santos Alves

Professor, Historiador e Gestor Ambiental

Membro Correspondente da ACL e da AMLJF 

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais