Memória

A evolução populacional de Adamantina ao longo dos anos (E o Censo?)

Evolução populacional de Adamantina e o dilema da não realização do Censo Demográfico de 2021.

Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental Colunista
Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental
A evolução populacional de Adamantina ao longo dos anos (E o Censo?)

Como todos vocês, que acompanham esta coluna semanalmente, devem ter percebido na última semana acabei não publicando nenhum texto por esta coluna. E por aqui cabe a explicação... Em virtude de compromissos acadêmicos, diminuirei o ritmo que desde então passará a ser quinzenal.

Explicações dadas, vamos ao que nos interessa! Falar um pouco de história e da terrinha... Bom... No último dia 23 (sexta-feira) em uma das falas do secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, em virtude de cortes no orçamento federal, tivemos o cancelamento do Censo Demográfico de 2021.

Não quero e nem vou entrar em discussões ideológicas e políticas sobre isso, no entanto cabe destacar que muitos dados, indicadores e informações que servem de base para outros estudos e claro, para fomentar as diversas políticas públicas, ficarão prejudicados. Mas... Sigamos!

Diante disso, dando uma revisitada em alguns textos já escritos por aqui e ali, acabei encontrando um deles, publicado em 06/01/2020, onde comentei sobre como a população adamantinense havia “evoluído ou involuído” em termos populacionais nas áreas urbana e rural, bem como ao longo dos anos (veja aqui).

Assim, penso que em virtude do atual contexto, da não realização do Censo Demográfico de 2021, cabe novamente a citação dos dados utilizados, para que todos vejam a importância de tais levantamentos.

E da mesma forma que conclui o texto supracitado, concluo este também, com um pequeno acréscimo: Enfim, o que esperar (sem) os nossos dados de 2021?

Fonte: João Carlos Rodrigues | Org: Tiago Rafael dos Santos Alves

*O ano de 2019 é apresentado apenas como estimativa

** Dados de 1940 não disponíveis em virtude da criação do município em 1949

Tiago Rafael dos Santos Alves

Professor, historiador e gestor ambiental

Membro correspondente da ACL e AMLJF

Publicidade

Insta do Siga Mais
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Energisa