Cidades

Adamantina finaliza projeto e entra na disputa para se tornar Município de Interesse Turístico

Se Adamantina se tornar MIT, cidade poderá ter R$ 550 mil/ano para investimento em melhorias.

Por: Da Redação atualizado: 25 de novembro de 2017 | 11h57
Junto ao gabinete do deputado estadual André Prado, prefeito protocola Plano Diretor do Turismo de Adamantina (Foto: Cedida). Junto ao gabinete do deputado estadual André Prado, prefeito protocola Plano Diretor do Turismo de Adamantina (Foto: Cedida).

Foi finalizada nesta semana uma etapa estratégica para que Adamantina se torne Município de Interesse Turístico (MIT). Um projeto de lei de autoria do deputado estadual André Prado (PR) tramita na Assembleia Legislativa, mas restava o embasamento técnico, que foi desenvolvido pela Prefeitura de Adamantina, por determinação do prefeito Márcio Cardim: o Plano Diretor Municipal de Turismo.
Em posse do estudo, o prefeito esteve na última quarta-feira (22) e protocolou o documento junto ao gabinete do deputado André Prado. Agora, será possível ao parlamentar promover a tramitação do projeto de lei na Assembleia, bem como junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado.
Depois do aval do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, a proposta precisa ser aprovada em plenário, pelos deputados estaduais, e depois sancionada pelo governador.
Se Adamantina se tornar MIT, a cidade deverá receber R$ 550 mil/ano, para investimentos em infraestrutura turística, podendo ser aplicados, por exemplo, em obras de recapeamento asfáltico, modernização da iluminação pública, segurança, revitalização de praças, entre outras melhorias.
No total, 140 cidades poderão receber esta chancela. Até o momento, 51 municípios paulistas foram classificados. Na região, as recentes classificações como MIT foram atribuídas às cidades de Santo Expedito, Rancharia e Rosana.
Em nota publicada pela Prefeitura de Adamantina na manhã desta sexta-feira, o prefeito se declarou otimista. “O que se busca é a inserção do município não apenas no turismo, mas também na promoção do desenvolvimento socioeconômico regional”, destacou. “Estamos confiantes no sucesso dos negócios regionais, pois este projeto ajudará toda a cadeia produtiva da Agricultura Familiar”, enfatiza.
O prefeito também citou e agradeceu à equipe responsável pelo levantamento de dados, elaboração e desenvolvimento do Plano Diretor Municipal de Turismo, formada por Ariane Foganholi Barreto, Cláudia Grespi Corradi, Neverton Douglas de Oliveira Souza, Nadine Carolina Bento Silva, Acácio Rocha, Armando Egídio Citeli, Ivanete Sylvestrino, André Mendes, Délcio Cardim, Diego Dorigo, Fabrício Lopes e Vanessa Cristina Prates. “Gostaria de agradecer a equipe que com muita dedicação construiu o projeto”, disse Cardim.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais