Cidades

Aniversariante troca presentes por ração para cães e doa para a Apelos e Patas

Mulheres integram o Clube de Ísis, um grupo de senhoras ligado à Loja Maçônica Architectos da Luz.

Por: Da Assessoria
Maria Luiza Jordão Ravazi entregou as doações à ONG Apelos e Patas (Cedida). Maria Luiza Jordão Ravazi entregou as doações à ONG Apelos e Patas (Cedida).

Reunir as companheiras (Clube de Isis - Loja Maçônica Architectos da Luz), para celebrar e também fazer o bem. Foi assim que Maria Luiza Jordão Ravazi comemorou seu aniversário, no último dia 28 de setembro.
Aproveitando a reunião que o Clube de Isis realiza mensalmente, Maria Luiza comemorou seu aniversário e pediu que não lhe dessem presentes, mas aqueles que desejassem poderiam fazer doações de ração para a Organização Não Governamental (ONG) Apelos e Patas, que com muita luta e dificuldade trabalha na proteção e resgate de animais em Adamantina.
Os amigos, sabendo da paixão e do cuidado de Maria Luiza com os animais, prontamente atenderam ao pedido. O resultado foi mais de 100 kilos de ração, que já foram entregues à Apelos e Patas.
Uma das fundadoras da ONG, em 2014, Maria Luiza, narra as dificuldades que as voluntárias - no feminino, já que a maioria dos participantes é formada por mulheres, como a maiorias das ONGs que atuam nessa causa - passam para conseguir realizar o trabalho voluntário.
As voluntárias usam dos próprios recursos e dedicam boa parte de seu tempo no resgate e cuidado aos animais acolhidos pela instituição. Outro trabalho é a checagem e, se necessário, o resgate de animais vítimas de maus tratos, na maioria das vezes infringidos pelos próprios donos.
A Apelos e Patas não recebe nenhum apoio público, principalmente da prefeitura de Adamantina, que não cumpre seu dever constitucional de manter programa para acolher animais abandonados.
Outra instituição que poderia ajudar, mas que também fica distante da ajuda necessária, é a Unifai, que apesar de possuir um amplo ambulatório veterinário, com todos os recursos técnicos e humanos, oferece castração somente durante o semestre que ministra a disciplina de castração.
Tanto a Prefeitura como a Unifai, já foram contactadas, pelas voluntárias, mas nenhum outro tipo de ajuda foi oferecido.
Assim, a Apelos e Patas faz um serviço que é dever municipal, já que animais abandonados são enquadrados em casos de saúde pública.
A ONG iniciou seus trabalhos em janeiro de 2014. Abriga, atualmente entre 20 a 25 animais desde bebezinhos até adultos idosos. A Apelos e Patas tem 10 voluntárias que trabalham no dia a dia da organização, mas felizmente conta com a ajuda de alguns sociocolaboradores.
Além das doações, que são muito necessárias, para conseguir mais recursos, a ONG promove um bazar todo segundo sábado do mês, também vendem pizza, rifas, doces, promovem almoços e são chamadas para participar em eventos com barracas comida e bebida, demonstrando que, em apenas quatro anos, o trabalho da Apelos e Patas já tem um reconhecimento de toda sociedade.
As despesas são muitas, com medicação, tratamentos veterinários muitas vezes difíceis e caros e alimentação dos animais, que estão abrigados em um espaço gentilmente cedido. O objetivo da ONG é que todos os animais possam encontrar um lar, por isso todos são castrados, para que o adotante receba seu pet vacinado e castrados. Até hoje, a ONG já conseguiu fazer mais de 100 doações de gatos e cães, os animais doados são visitados pelas voluntárias durante um longo período e caso não estejam sendo bem tratados são pegos de volta.

Doações

A Apelos e Patas recebe todo tipo de doação, como ração, material de limpeza, medicamentos, roupas e utensílios para o bazar e doações em dinheiro para pagar as despesas com veterinários. Tudo é sempre muito bem-vindo.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais