Cidades

Representante do Papa, Núncio Apostólico visita Adamantina neste domingo

Núncio Apostólico é o embaixador do Estado do Vaticano no Brasil.

Por: Da Redação atualizado: 25 de setembro de 2017 | 08h18
Núncio Apostólico Dom Giovanni d?Aniello estará em Adamantina neste domingo, em programação comemorativa aos 65 anos da Diocese de Marília (Foto: Divulgação). Núncio Apostólico Dom Giovanni d?Aniello estará em Adamantina neste domingo, em programação comemorativa aos 65 anos da Diocese de Marília (Foto: Divulgação).

Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2017, o Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello visitará a Diocese de Marília, que completa, neste ano, 65 anos de criação e instalação.
O Núncio Apostólico é o representante do Papa junto às Igrejas particulares (dioceses, prelazias e eparquias) e também junto aos Estados e autoridades públicas. É o embaixador do Estado do Vaticano.
Na agenda divulgada pela Diocese de Marília, está prevista a visita de Dom Giovanni d’Aniello a Adamantina. Ele estará na cidade neste domingo (24), às 15h, na Casa Pastoral Diocesana “Dom Osvaldo Giuntini” (antigo IPA).

Terceira visita de Núncio Apostólico à Diocese

Esta será a terceira visita de um Núncio Apostólico à Diocese. A primeira vez que a Diocese de Marília recebeu a visita oficial de um núncio foi nos dias 27 e 28 de fevereiro de 1985. O então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno, arcebispo titular de Abari, veio à cidade para a instalação do curso interno de Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus. Em sua chegada, no dia 27, foi acolhido em Marília, no Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich, pelo então bispo diocesano Dom Frei Daniel To-masella.
A segunda visita de um núncio apostólico ocorreu entre os dias 29 de fevereiro e 1° de março de 2008, por ocasião do Jubileu de Prata do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA). Era Núncio no Brasil Dom Lorenzo Baldisseri, arcebispo titular de Diocleziana. Ele foi acolhido no Aeroporto de Marília por Dom Osvaldo Giuntini, atualmente bispo emérito da Diocese.

Relações diplomáticas

A principal missão do Núncio Apostólico é tornar sempre mais firmes e eficazes os vínculos entre a Sé Apostólica e as Igrejas particulares. Também tem o encargo de promover e estimular as relações entre a Santa Sé e as autoridades, tratando das questões concernentes às relações entre a Igreja e o Estado.
O Núncio costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Reside, normalmente, na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades de uma embaixada.
A Santa Sé possui relações diplomáticas com a maioria dos países do mundo.
Os últimos núncios em nosso país foram Dom Alfio Rapisarda, de 1992 a 2002, e Dom Lorenzo Baldisseri, de 2002 a 2012.
O atual Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, foi nomeado em 10 de fevereiro de 2012.

Dom Giovanni D’Aniello

Dom Giovanni nasceu em Aversa (Itália) aos 05 de janeiro de 1955. Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1978 e bispo em 6 de janeiro de 1992.
Doutor em Direito Canônico, ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983. Desempenhou atividades junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001. Em 2010 foi transferido como Núncio da Tailândia e do Camboja.
Em 10 de fevereiro de 2012, foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil pelo Papa Bento XVI.

Cronograma da visita

Sábado, 23 de Setembro

10h30: Chegada no Aeroporto Estadual de Marília e recepção por parte do Bispo Diocesano, do Bispo Emérito e demais autoridades religiosas, civis e militares;
16h: Visita ao Lar São Vicente de Paulo em Marília;
19h: Missa na Catedral Basílica São Bento, de Marília | Encontro com Clero, Religiosos, Religiosas e Seminaristas da Região Pastoral I.

Domingo, 24 de Setembro

9h30: Missa na Matriz de São Pedro em Tupã;
12h: Encontro com Clero, Religiosos, Religiosas e Seminaristas da Região Pastoral II;
15h: Visita à Casa Pastoral Diocesana “Dom Osvaldo Giuntini”, em Adamantina;
18h: Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Dracena | Encontro com Clero, Religiosos, Religiosas e Seminaristas da Região Pastoral III.

Segunda, 25 de setembro

9h30: Visita à Cúria Diocesana de Marília;
10h30: Visita à Faculdade João Paulo II (Fajopa), em Marília – centro de estudos filosóficos e teológicos da Província Eclesiástica de Botucatu;
12h: Almoço na Residência Episcopal com os Bispos da Província Eclesiástica de Botucatu;
15h20: Retorno a Brasília.
 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais