Cidades

Missões Redentoristas retornam a Adamantina

Programação segue até novembro. Cruzeiro instalado no pátio da feira foi marco das missões em 89.

Por: Da Redação atualizado: 29 de agosto de 2017 | 09h25
Encontro de abertura das Missões Redentoristas reuniu lideranças, membros de pastorais e movimentos, e a comunidade em geral, para orientações sobre a ação missionaria na cidade (Foto: Reprodução/No Click com o Senhor). Encontro de abertura das Missões Redentoristas reuniu lideranças, membros de pastorais e movimentos, e a comunidade em geral, para orientações sobre a ação missionaria na cidade (Foto: Reprodução/No Click com o Senhor).

As Missões Redentoristas, que em 1989 mobilizaram a comunidade católica de Adamantina, retornam à cidade e devem movimenta a comunidade católica pelos próximos meses. Eles voltam a Adamantina atendendo convite da Paróquia de Santo Antônio.
Os padres e as irmãs Redentoristas já foram apresentados à comunidade da Paróquia de Santo Antônio. Segundo o padre Rui Rodrigues da Silva, esse encontro inicial, de abertura, ocorreu no dia 19 passado, com lideranças, membros de pastorais e movimentos, e a comunidade em geral. 

Calendário das Missões Redentoristas em Adamantina

Segundo o site oficial dos Redentoristas (veja aqui), o trabalho missionário na cidade é organizado em etapas. A primeira fase vai de 24/08 a 24/09, para levantamento sócio religioso, com visita a todas as famílias, católicas ou não. Nesse estágio acontece também a formação dos setores (25 a 30 famílias por setor) e a identificação de coordenadores e auxiliares para os grupos, com a formação dos mesmos pelos Redentoristas.
A segunda fase vai de 25/09 a 25/10, com a missão nas famílias, onde a família protagonizará e evangelização de outras famílias, sob coordenação dos novos líderes, com a prática da oração em comum, reflexão bíblica, o despertar para novas amizades, partilha do conhecimento mútuo e o estímulo do interesse uns pelos outros e pelos problemas comuns da vida dessas famílias, na comunidade.
A terceira fase vai de 26/10 a 12/11, com a missão nas comunidades. Essa etapa terá a presença dos padres irmãos missionários Redentoristas. Serão promovidas reuniões e encontros especiais com diversos grupos, nas diferentes idades e realidades, como homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças. Fora das igrejas e dos locais de celebração os missionários vão ao encontro dos doentes em suas casas, visitam escolas e estabelecimentos de ensino e vão ao encontro de grupos na comunidade.
Já o encerramento e envio da missão permanente acontece dia 12/11. Desse modo, com animação missionária, toda a Igreja local é convocada para este tempo especial.

Os Redentoristas no Mundo e a chegada ao Brasil

A Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no Reino de Nápoles, Sul da Itália. Em 1894 os Missionários Redentoristas chegaram ao Brasil para o trabalho no Santuário de Aparecida e no Santuário no Divino Pai Eterno. Este primeiro grupo era formado por 14 missionários que vieram da Baviera, na Alemanha. Hoje, no Brasil, os Missionários Redentoristas estão presentes em 9 unidades, chamadas de Províncias ou Vice Províncias. No mundo os redentoristas estão presentes em 79 países.

Cruzeiro no pátio da feira é marco das Missões de 89

O cruzeiro instalado no pátio da feira é marco das Missões de 1989, quando os padres redentoristas estiveram em Adamantina e mobilizaram a cidade. O cruzeiro foi transportado nos ombros, pela comunidade em procissão, da Igreja Matriz de Santo Antônio até o local onde foi instalado, sendo erguido com o auxílio de um caminhão munck. O cruzeiro original foi substituído, em razão da deterioração da madeira, mas o marco da fé e das missões permanece na comunidade.
Outro marco das Missões de 89 era o chamado sonoro realizado por meio de um sistema alto-falantes no alto da torre da Igreja Matriz de Santo Antônio e em outros pontos estratégicos da comunidade. A música utilizada converteu-se em um arco afetivo da comunidade católica e dos adamantinenses, como um todo (ouça aqui).

 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais