Cidades

Iniciada a construção da Capela de São Benedito na região do Mário Covas/Acácias

Capela dedicada a São Benedito terá 740 metros quadrados, e obras foram iniciadas nesta semana.

Por: Da Redação atualizado: 10 de fevereiro de 2016 | 10h30
Iniciada a construção da Capela São Benedito (Imagem: Reprodução). Iniciada a construção da Capela São Benedito (Imagem: Reprodução).

Foram iniciadas nesta na última terça-feira (2) as obras de construção da Capela São Benedito, em Adamantina, em área localizada no cruzamento da Rua Santa Catarina com a Alameda Padre Nóbrega, na região do Conjunto Mário Covas/Jardim das Acácias.
A nova estrutura religiosa vai atender uma numerosa população de toda aquela região da cidade, que há décadas aguardava a construção de uma capela, para centralizar as atividades católicas entre seus moradores, como celebrações, missas, catequeses, cursos, reuniões e outras iniciativas da comunidade.
A Capela, finalizada, terá 740 metros quadrados de área construída, em um terreno de 5.185 metros quadrados, adquirido pela Paróquia há cerca de dez anos. O projeto é do arquiteto Marcial Romanini e a execução das obras da construtora Construlix, de Adamantina.
Na atual etapa a empresa trabalha na construção das fundações, cujas brocas furaram a uma profundidade de 8 metros, o que garante sustentação segura à estrutura total do prédio.
A Capela São Benedito está sendo erguida pela Paróquia de Santo Antônio, a partir de contribuições dos fieis, seja pelo dízimo ou promoções comunitárias. Uma delas, a tradicional Festa Junina promovida pela Paróquia de Santo Antônio, deste ano, terá toda a receita revertida para o andamento das obras.
O lançamento da pedra fundamental da Capela São Benedito ocorreu em 1º de setembro de 2014.

A vida de São Benedito

São Benedito nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Benedito significa abençoado. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristovão Manasceri e de Diana Larcan. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.
Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o rosário, ensinado por sua mãe.
Quando tinha 20 anos foi insultado por causa de sua raça. Porém, com muita calma e paciência suportou tudo. Vendo isso, o líder dos eremitas franciscanos, Frei Jerônimo Lanza, convidou-o para fazer parte da congregação. São Benedito aceitou prontamente, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano, ficando com eles por volta de 5 anos.
O Papa Pio IV, desejando unificar a ordem franciscana, ordenou aos eremitas que se juntassem a qualquer ordem religiosa. Benedito foi para omosteiro da Sicília, um convento em Santa Maria de Jesus. Era o convento dos franciscanos capuchinhos. Benedito entrou como irmão leigo, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor. Vivia sempre alegre e com muita mansidão, conquistando a todos com sua comida saborosa e sua simpatia.
Foi transferido depois para o convento de Sant’Ana di Giuliana, ficando por 4 anos. Depois retornou para o convento de Santa Maria de Jesus, permanecendo ali até sua morte. Faleceu no dia 4 de abril de 1589, aos 65 anos de idade. Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorrupto). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para visitação e permanece até os dias de hoje.
São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com um lindo bebê nos braços quando estava em profunda oração. Por orientação da CNBB, no Brasil a festa de São Bendito é comemorada no dia 5 de outubro.
Grande é o numero de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais