Geral

Associação de Astronomia de Mariápolis fará observação do eclipse e cometa nesta sexta

Eclipse será visível a partir das 20h32 desta sexta e cometa poderá ser visto na madrugada de sábado

Por: Da Redação
A observação com os telescópios é aberta à comunidade, que pode se dirigir à sede da ASAUM, localizada no centro cultural da de Mariápolis (Foto: Cedida/Asaum). A observação com os telescópios é aberta à comunidade, que pode se dirigir à sede da ASAUM, localizada no centro cultural da de Mariápolis (Foto: Cedida/Asaum).

A Associação de Astronomia de Mariápolis (ASAUM) fará nesta sexta-feira (10), a partir das 20h30, a observação do eclipse lunar e passagem de cometa. O evento astronômico chama a atenção do planeta, na noite de hoje. A observação com os telescópios é aberta à comunidade, que pode se dirigir à sede da ASAUM, localizada no centro cultural da cidade.
Segundo Ronaldo Reis, da ASAUM, o primeiro evento será um eclipse lunar penumbral, que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham em uma linha quase reta.
Isso faz com que a Terra bloqueie uma parte da luz do Sol diretamente da Lua, o que significa que ela se parecerá um pouco escura com uma sombra em volta de suas bordas. O eclipse será visível no Leste da América do Norte, Europa, África, América Central e do Sul e Ásia Ocidental.
A Lua começará a entrar na penumbra da Terra exatamente às 20h32 (horário de Brasília) e o ápice do fenômeno acontece às 22h44. Se encerrará às 0h55 do sábado.
Enquanto tudo isso está acontecendo, o cometa 45P também será visível antes do amanhecer, referente à noite de sexta para sábado. Ronaldo Reis explica que, segundo a NASA, o cometa fará sua aproximação mais próxima na madrugada de sábado (11), quando ele ultrapassará cerca de 11,9 milhões de quilômetros da Terra. Ele será visto na Constelação de Hércules e recomenda-se usar binóculos ou telescópios, logo após as 3h da madrugada – horário que a constelação começa a surgir no céu.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais