Geral

Acidente com avião deixa mais de 70 mortos

Entre os mortos, esportistas da Chapecoense, profissionais da imprensa, convidados e tripulação.

Por: Agência Brasil atualizado: 22:31
Amanhecer revela cenário da tragédia com a queda do avião, na Colômbia. Amanhecer revela cenário da tragédia com a queda do avião, na Colômbia.

A polícia colombiana confirmou que 76 pessoas que estavam a bordo do avião que levava o time da Chapecoense morreram no acidente ocorrido nesta madrugada (29). As informações são da agência Ansa.
O avião que levava o time da Chapecoense sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira, na Colômbia, com 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros e nove tripulantes.
Entre os 72 passageiros, além dos 22 jogadores, havia 18 membros da comissão técnica, oito da diretoria, três convidados, incluindo o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Filho, e 21 representantes da imprensa, inclusive o ex-jogador e ex-técnico Mário Sérgio, comentarista dos canais Fox Sports.

Seis pessoas foram resgatadas com vida

A Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil) publicou a lista das pessoas que foram resgatadas com vida do acidente com o avião da equipe da Chapecoense.
Segundo o comunicado, o jogador Alan Ruschel foi encaminhado para o hospital de La Ceja, e os jogadores Jackson Ragnar Follmann e Danilo Padilha para a Fundação São Vicente. O jornalista Rafael Hensel também foi para o hospital de La Ceja. Já os tripulantes Ximena Suárez e Erwin Tumiri foram atendidos na clínica Somer, na cidade de Rionegro.
O goleiro da Chapecoense Marcos Danilo Padilha, que tinha sido resgatado com vida, morreu após chegar ao hospital. Posteriormente, a TV colombiana noticiou que o zagueiro Hélio Zamplier Neto também foi resgatado com vida e levado ao Hospital San Juan de Dios.

Anac impediu que aeronave boliviana saísse do Brasil com destino à Colômbia

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou o pedido de voo solicitado pela empresa boliviana Lamia Corporation para o transporte do time de futebol da Chapecoense que participaria de um torneio na Colômbia. O voo partiria do Brasil para a Colômbia, na segunda-feira (28), segundo a solicitação.
“O pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada”, diz a agência em nota.
Por causa da negativa, o time partiu de Guarulhos (SP) para a Bolívia em um voo comercial. Somente em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), eles pegaram o voo fretado da Lamia com destino a Medellín, na Colômbia.
No documento que negava o pedido da empresa, a Anac informava ainda que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, “conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor”.
A Anac finaliza a nota se solidarizando com os familiares das vítimas do acidente.

Chapecoense distribui nota lamentando tragédia com avião

A Chapecoense distribuiu nota oficial sobre o acidente aéreo com a delegação do clube.  "Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalísticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente", diz o texto. "Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação", termina o texto.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais