Cidades

Secretário Estadual do Meio Ambiente interdita bolsão de galhos em Adamantina

Local era alvo de notificações e multas desde 2013, e ficou quatro anos sem melhorias e adequações.

Por: Da Redação atualizado: 10 de fevereiro de 2017 | 17h09
Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles notifica o prefeito Márcio Cardim e interdita bolsão de galhos em Adamantina (Foto: Maikon Moraes). Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles notifica o prefeito Márcio Cardim e interdita bolsão de galhos em Adamantina (Foto: Maikon Moraes).

O Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles, desembarcou na manhã de hoje (9) no aeroporto de Adamantina e em ação de fiscalização, interditou em definitivo o bolsão de galhos (lixão) existente nas proximidades do matadouro municipal. A decisão chamou atenção da imprensa local e regional.
A interdição definitiva interrompe a recepção de resíduos de podas de árvores, que era depositado no local, que estava funcionando irregularmente e, segundo declarado pelo próprio Secretário, era alvo de notificações da CETESB desde 2013, sem qualquer medida corretiva, por parte da administração anterior.
O Secretário relatou que foram emitidas notificações, multas e exigidas as adequações, ao longo dos últimos quatro anos, e nada foi resolvido no sentido de sanar os problemas e adequar o local.
A medida era esperada pelo prefeito Márcio Cardim, que esteve ontem (8) em São Paulo, em audiência com o Secretário, onde preliminarmente já apresentou as linhas de um plano de ação.
Hoje, Cardim recepcionou o Secretário e foi notificado no local, sobre a interdição definitiva. Além de assinar o documento, o local recebeu uma placa instalada pela própria CETESB e teve seu acesso impedido com o depósito de terras, na sua entrada.
Em entrevista à imprensa, Cardim elogiou a conduta do Secretário, que está no exercício da função fazendo cumprir a legislação ambiental, e agora se vê no desafio de promover medidas internas que sanem a questão dos resíduos sólidos urbanos, sejam materiais provenientes de podas, restos da construção civil e lixo domiciliar.
De imediato, o plano emergencial prevê que o depósito de galhos em uma área que já recebe resíduos de construção, logo após o aeroporto municipal.
Representando o Poder Legislativo, estavam os vereadores Aguinaldo Galvão e Acácio Rocha.
O Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles deixou Adamantina e seguiu para Osvaldo Cruz, para a tomada de medidas semelhantes.

Plano de ação

Entre as medidas sinalizadas por Cardim e publicadas em sua página nas redes sociais, estão o encerramento definitivo, nos termos legais, do bolsão de galhos, com o encerramento do local interditado hoje e aabertura imediata de um novo, com trituração dos galhos.
O segundo ponto é a triagem dos resíduos de construção civil. . O terceiro envolve a criação de um sistema de compostagem dos resíduos orgânicos e triturados. O quarto tópico envolve o aterro sanitário, com a apresentação de projeto com adequação das atuais instalações, além de projeto de aproveitamento da mesma área ou área nova.
Já o quinto ponto envolve a criação de uma cooperativa de reciclagem do lixo doméstico, criando a coleta seletiva expandida com 100% de reciclagem dos resíduos orgânicos e até 85% de reciclagem do inorgânico.
Segundo Cardim, os cinco projetos serão encaminhados a CETESB com pedido de 4 meses para serem elaborados, mas a execução é imediata.

Fotos

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais