Cidades

Prefeitura discute adesão ao Programa Município Verde Azul

Desafio é fazer Adamantina voltar a pontuar positivamente no Programa Município Verde Azul

Por: Assessoria de Imprensa | Pref. de Adamantina
Estratégias e desafios foram discutidos em reunião liderada pelo prefeito, sobre a reinserção de Adamantina no programa Município Verde Azul (Foto: Assessoria de Imprensa). Estratégias e desafios foram discutidos em reunião liderada pelo prefeito, sobre a reinserção de Adamantina no programa Município Verde Azul (Foto: Assessoria de Imprensa).

O Prefeito do Município, Márcio Cardim, a Vice-prefeita, Ana Maria Romanini Micheloni, os Secretários e técnicos municipais se reuniram para discutir sobre a adesão ao Programa Município Verde Azul. Após participação na capacitação do Programa Município VerdeAzul, ocorrida nos dias 10 e 11, na cidade de Salto-SP, foram discutidas as diretrizes a serem tomadas para garantir a certificação para esse ano.
O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Emerson Hernandes Baptiston foi nomeado interlocutor e a Diretora de Convênios Luciana Pereira Fernandes, que fez parte da equipe da elaboração dos projetos Município Verde Azul de Adamantina nos anos de 2007 a 2012, como suplente. O interlocutor irá conduzir, juntamente com a equipe de técnicos o atendimento às 10 diretivas do Programa.
O Programa Município VerdeAzul (PMVA) foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e respectivos órgãos ambientais.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
“Adamantina precisa voltar dentro desse programa porque é através dele que a secretaria estimula os projetos, dando inclusive máquinas e equipamentos para o município. Quem não tem esse programa instalado e com boa pontuação, acaba ficando de fora de muitos projetos, então é nesse sentido que nós estamos reativando e colocando Adamantina nesse programa novamente”, comenta Cardim.
Desde a criação da certificação do Programa Município Verde Azul, Adamantina recebeu a certificação exceto em 2016, quando a pontuação mínima não foi atingida. A expectativa é atingir a maior pontuação possível para devolver a Adamantina esta importante conquista.


 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais