Cidades

Lixo urbano produzido em Adamantina será encaminhado para aterro privado

Prefeitura terceiriza aterro sanitário e dá solução para lixo urbano produzido em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 5 de julho de 2016 | 08h46
Sem capacidade organizacional e financeira para tocar aterro sanitário municipal (acima), prefeitura de Adamantina licita serviços e vai encaminhar lixo urbano para aterro privado (Foto: Acácio Rocha). Sem capacidade organizacional e financeira para tocar aterro sanitário municipal (acima), prefeitura de Adamantina licita serviços e vai encaminhar lixo urbano para aterro privado (Foto: Acácio Rocha).

Depois de perder a certificação Selo Município Verde Azul, por falhas na operação do aterro sanitário municipal (reveja aqui), a Prefeitura de Adamantina publicou na imprensa local o extrato da licitação, realizada na modalidade de Ata de Registro de Preço, sob número 07/2016, que prevê o transporte e aterro de 930 toneladas mensais de lixo urbano, ao custo de R$ 184 a tonelada, o que corresponde a uma despesa que pode chegar a R$ 170 mil/mês.
A empresa especializada que passará a realizar os serviços é a Monte Azul Engenharia Ltda, com sede em Araçatuba e mais de 20 anos de atuação no ramo de coleta e destinação de resíduos sólidos, ficando responsável agora pela destinação de resíduos sólidos urbanos produzidos na cidade.
Com essa nova dinâmica, o lixo produzido em Adamantina será destinado a aterro sanitário privado, sob responsabilidade da empresa contratada. O aterro tem todas as certificações ambientais e opera dentro das normas, minimizando os danos ambientais.
A opção pela terceirização tem sido adotada por várias cidades e põe fim ao drama dos administradores municipais diante da problemática do lixo urbano. Na região, Osvaldo Cruz tem usado essa opção, o que zerou os problemas locais referentes à disposição final dos resíduos sólidos. No caso de Osvaldo Cruz, o serviço contratado transporta e aterra o lixo da cidade no município de Quatá.
Outro ponto é que a destinação do lixo em aterro regularmente certificado garante ao município o atendimento a uma diretriz do Programa Município Verde Azul, o que pode fazer Adamantina voltar a ranquear e assim ser inserida em programas e repasses de recursos estaduais destinados a políticas públicas de redução da poluição.

Início dos serviços

A publicação do extrato com o desfecho da licitação e a contratação da empresa Monte Azul Engenharia Ltda é a etapa final da licitação realizada pela Prefeitura de Adamantina, na modalidade Ata de Registro de Preço, Nº 07/2016, dentro do Processo Nº23/2016 e Pregão Nº 14/2016. O extrato da licitação publicado na imprensa tem a data 20 de junho, com vigência por 12 meses.
A execução dos serviços, pela contratada, ainda depende da ordem de serviço, que deve ser expedida pela Prefeitura.
A reportagem do SIGA MAIS entrou em contato com representante da Monte Azul Engenharia Ltda, onde solicitou informações sobre a dinâmica do trabalho a ser realizado, bem como sobre a localização do aterro, e não obteve respostas.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais