Cidades

Depois de ficar fora da certificação em 2016, Adamantina volta a ser Município Verde Azul

Foram 48 cidades certificadas, por obterem nota maior que 80. Adamantina ficou na 40ª posição.

Por: Da Redação atualizado: 15 de dezembro de 2017 | 10h22
Adamantina recebe no Palácio dos Bandeirantes a certificação Programa Município Verde Azul (Foto: Da Assessoria). Adamantina recebe no Palácio dos Bandeirantes a certificação Programa Município Verde Azul (Foto: Da Assessoria).

Depois de ficar fora das cidades com pontuação no Programa Município Verde Azul (PMVA), em 2016, Adamantina voltou a figurar entre os destaques do Estado de São Paulo, em ações de gestão ambiental.
Segundo o ranking divulgado na tarde desta quarta-feira (13) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Adamantina obteve a pontuação 80,87, alcançando a posição número 40 em todo o Estado de São Paulo. Apenas 48 cidades conseguiram atingir nota superior a 80 pontos, onde está inserida Adamantina (veja aqui o ranking).
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
Com isso, a cidade passa a obter a certificação do PMVA e tem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), para investimentos em programas, máquinas, equipamentos, obras e melhorias, na área ambiental.
A cerimônia de anúncio dos municípios certificados, no Palácio dos Bandeirantes, marcou também as comemorações de 10 anos do Programa. A solenidade foi presidida pelo vice-governador Márcio França. Na oportunidade, ele destacou que São Paulo é um Estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia são renováveis. A gente tem quase 20% do nosso território, mesmo sendo um território pequeno perto de alguns estados brasileiros, temos quase 20% de mata nativa do nosso Estado. E, somos um dos estados mais desenvolvidos do mundo”, disse.

Lição de casa

Representantes de Adamantina estiveram presentes à cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, entre os quais o Prefeito Márcio Cardim e o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), Emerson Baptiston, e a diretora de convênios Luciana Fernandes. Emerson atuou como interlocutor local do Programa e Luciana foi sua suplente.
Também presentes à cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva, a diretora de gabinete Cláudia Puerta, Osmar de Souza Carvalho (da SAAMA), o técnico em meio ambiente Rodrigo Ruiz Pereira (SAAMA) e três estagiárias que atuaram no Programa: Nadine Carolina Bento Silva (Engenharia Ambiental), Jéssica da Silva Dorigan (Tec. em Agronegócio) e Miriam Nunes Veríssimo da Silva (Ciências Econômicas). Ainda no grupo o engenheiro ambiental João Vitor Marega.
Nessa conquista, o destaque é para as ações iniciais da lição de casa, feita por Adamantina, no que se refere à recuperação das operações do aterro sanitário, a gestão dos resíduos de construção civil e podas de árvores, implantação das novas ações de coleta de lixo (com datas exclusivas para recicláveis, folhas de árvores e plantas e resíduos domésticos de uma maneira geral), ampliação das ações de coleta de óleo de cozinha e lixo eletrônico, atividades de educação ambiental, entre outras iniciativas.
No que se refere ao aterro sanitário e à completa gestão dos resíduos sólidos, é reconhecido que o cenário ainda exige uma gestão plena e investimentos, para o resultado esperado e o processamento ideal desses materiais. Mas as medidas alcançadas, até então, foram reconhecidas e valorizam o esforço local, pelo Governo do Estado, às ações na área ambiental.

Novas frentes de recursos e mais consciência ambiental

O resultado foi comemorado pelo prefeito Márcio Cardim, e ele destacou dois aspectos. “Isso abre espaço para conquistas de recursos, investimentos, programas e melhorias, na área ambiental, para nossa cidade. Das 645 cidades paulistas, estamos entre as 48 certificadas, na posição de número 40. Assim, abrimos um espaço para pleitear recursos e resgatamos credibilidade e visibilidade no Estado de São Paulo”, disse.
Outro fator que o prefeito Márcio Cardim considera também importante é o ganho local, sobretudo pelo despertar de uma consciência entre os gestores públicos e a população, pelas ações de preservação ambiental. “Quando investimos nessas ações ambientais, começamos a criar na população uma responsabilidade ambiental, de valorizar os cuidados com nossa cidade e o planeta, e com isso formar uma cultura de preservação ambiental. É o que há de mais valioso no Programa Município Verde Azul”, completou.
O prefeito também fez questão de agradecer ao Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), Emerson Baptiston, pela liderança e responsabilidade na condução desse trabalho.

Adamantina foi destaque nas pré-certificações

Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.
Na primeira pré-certificação de junho, Adamantina atingiu 9,82 pontos. Já em setembro, alcançou 44,61, o que permitiu mensurar uma evolução de 354,28% (veja aqui). A  partir de setembro até o anúncio desta quarta-feira, foram atingidos os indicadores finais, que permitiram o saldo de 80,87, sendo esta a 40ª posição de todo o Estado de São Paulo.
Além de Adamantina, apenas Sagres ficou entre os 48 municípios certificados, alcançando a 25ª posição, com 84,92 pontos. O município paulista melhor ranqueado foi Novo Horizonte, com nota 97,45.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios, quando Adamantina ficou de fora (reveja aqui). Agora, em 2017, são 48 municípios certificados.
O Programa completa 10 anos de existência e se tornou referência para a Comunidade Europeia.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais