Cidades

Alunos de Ciências Biológicas da UniFAI coletam aracnídeo inédito na Nova Alta Paulista

Trabalho dos estudantes tem importância internacional.

Por: Priscila Caldeira | Colaborou: Bruno Aparecido Alves da Rocha atualizado: 11 de novembro de 2017 | 22h19
Alunos e coordenadora de Ciências Biológicas, Profa. Daniele, em noite de apresentação do trabalho sobre registro inédito no XI CIC (Fotos: Acervo Pessoal). Alunos e coordenadora de Ciências Biológicas, Profa. Daniele, em noite de apresentação do trabalho sobre registro inédito no XI CIC (Fotos: Acervo Pessoal).

Uma coleta rotineira de insetos proporcionou um achado inédito para estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). Álex Henrique Nascimento dos Santos, Euler Marcelo Silva e Murilo Santos de Oliveira coletaram uma espécie de opilião, parente próximo das aranhas, no Câmpus II da instituição.
De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Ma. Daniele de Oliveira Moura Silva, os alunos realizaram o encaminhamento do aracnídeo para análise e identificação. “Investigando mais a fundo, com profissionais renomados na área, constataram que ainda não havia nenhum registro  da espécie em nossa região. O trabalho tem importância internacional”, ressalta a coordenadora.
Depois de encontrado nos corredores do Bloco IV, o aracnídeo foi encaminhado para o estudante do 6º Termo, Bruno Aparecido Alves da Rocha, que adquiriu grande apreço e conhecimento por insetos e demais artrópodes.
“Fiz uma descrição rápida da anatomia do animal e expliquei para os garotos que não se tratava de um inseto, e sim de um Opilião, um invertebrado pertencente à classe Arachnida, ordem Opiliones e família Gonyloptoidea”, relata.
Bruno enviou o registro fotográfico do animal no grupo de Aracnídeos Brasileiros no Facebook: “Um especialista nessa família de Opiliões (Gonyloptoidea) o identificou como pertencente à espécie Discorcytanus pertenuis. O mesmo frisou a importância desse registro, pois não havia relato oficial dessa espécie na região da Nova Alta Paulista”.
A descoberta foi relatada no XI Congresso de Iniciação Científica (XI CIC) da UniFAI, que ocorreu de 23 a 27 de outubro, com o título: “Registro de opilião discocyrtanus pertenuis na região da Nova Alta Paulista”.
O aluno Jean Carlos Silva Finoto foi o responsável por enviar um breve resumo e imagens do achado à revista Pesquisa FAPESP, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Achado inédito

“Os opiliões são parentes próximos das aranhas e dos escorpiões. Eles vivem em locais úmidos, embaixo de troncos e pedras, e dentro de cavernas. Não possuem veneno, mas devido ao preconceito vivido pela maioria dos invertebrados, muitos acabam sendo mortos pelos humanos”, detalha Bruno.
Conforme explica, o espécime encontrado foi um macho de tamanho médio, que vagava pelo Câmpus provavelmente em busca de um território onde não houvesse rivais.
“O fato de esse ser o primeiro registro oficial da espécie na região nos faz perceber o quanto nossa diversidade precisa ser estudada, e isso aguça ainda mais os sentidos e sentimentos de aventura que todo biólogo tem dentro de si”, finaliza.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais